Ícone do site BLOG DA BELT

Afinal, o uso de cinta modeladora é realmente prejudicial para a nossa saúde?

O acessório está cada vez mais popular, assim como seu uso em diferentes ocasiões. Afinal, o uso de cinta modeladora é realmente prejudicial para a nossa saúde? Continue lendo para tirar as principais dúvidas.

A Popularização da Cinta Modeladora

A cinta modeladora ganhou popularidade graças à divulgação massiva de um grande número de influenciadoras nas principais redes sociais. Elas utilizam como potencializador dos exercícios na academia, em casa, no pós-parto ou ainda na recuperação de cirurgias plásticas e não poupam elogios na hora de recomendar.

No Instagram, são mais de 100 mil menções ao nome do acessório, que ganha adeptas em todo Brasil, e os números continuam a crescer. Com tanto sucesso, é normal surgirem dúvidas, além de diversas suposições – verdadeiras ou não – acerca do acessório. Veja nossa lista:

Cinta Modeladora Prejudica a Postura?

Mito. Pelo contrário, a cinta modeladora é recomendada para corrigir a postura e aliviar dores, enquanto oferece outros benefícios como a redução imediata de medidas e a modelagem do corpo. É importante pesquisar sobre os materiais disponíveis no mercado e entender qual o modelo ideal para oferecer um maior suporte à coluna.

O médico também poderá ser consultado para que a compra seja efetuada da forma correta. Se houver algum problema prévio na coluna vertebral será imprescindível consultar um especialista. O uso da cinta modeladora não deve ser desconfortável ou custoso e o modelo deve se encaixar como uma roupa.

A Cinta Modeladora Afina a Cintura?

Verdade! E esse é um dos principais motivos para a sua popularização. Isso desde os primórdios, muito antes da evolução nos materiais e conforto do acessório. O uso, no entanto, não deve ser desregrado e o modelo deverá comprimir o abdome na medida certa, sem danos à respiração, seja da pele ou da utilizadora.

Quando muito apertada, a cinta modeladora poderá enfraquecer os músculos abdominais, causando flacidez ou dificultar o retorno venoso, aumentando as chances do surgimento de varizes. O excesso também poderá prejudicar na digestão e ocasionar prisão de ventre.

Posso Remover Apenas Para o Banho?

Mito. Por mais que possa ser utilizada diariamente, o tempo máximo de utilização da cinta modeladora é de 8 horas, sempre removendo para dormir. A exceção será no uso pós-operatório de algumas cirurgias como, por exemplo, a lipoaspiração. Neste caso, o médico poderá indicar o uso prolongado.

Cinta Modeladora Reduz Gordura Corporal?

Mito. Se o objetivo for a perda de gordura corporal (e não apenas a redução imediata de medidas), o seu uso deve ser combinado a uma alimentação regrada e exercícios físicos (aeróbicos e anaeróbicos). A cinta modeladora, por si só, não tem o poder de eliminar a gordura corporal, mas irá ajudar a moldar o corpo.

O uso da cinta modeladora na academia deverá ser supervisionado por um especialista. O acessório poderá dar suporte à coluna em alguns exercícios, mas não deve ser utilizado indiscriminadamente.

Cinta Modeladora Realça os Seios?

Verdade. Alguns modelos contam com suporte ou bojo para favorecer e realçar os seios. No entanto, é importante ressaltar que o efeito será apenas durante o uso. Apenas a cirurgia plástica tem o poder de alterar permanentemente o caimento ou o aspecto dos seios.

Cinta Modeladora Faz Mal à Saúde?

Mito. Se utilizada conforme a recomendação do fabricante e do médico, não há o que temer. É importante ressaltar que todo excesso é prejudicial à saúde. A cinta modeladora jamais deve ser muito apertada, a ponto de prejudicar movimentos e até mesmo a respiração. Se for notado qualquer sintoma como falta de ar, escoriações e dores, seu uso deve ser suspendido.

Com uma grande variedade de modelos disponíveis, é simples escolher o que oferece maior conforto e ajuda a autoestima. O biótipo corporal deverá ser considerado na hora da escolha.

Qual o Jeito Certo de Utilizar a Cinta Modeladora?

Agora que solucionamos algumas dúvidas acerca do acessório, é imprescindível informar sobre o uso correto da cinta modeladora. Se você busca a recuperação pós-cirúrgica ou pós-parto, corrigir a postura, modelar a cintura ou reduzir medidas, a cinta modeladora é uma ótima opção.

O primeiro passo será escolher um produto de boa qualidade e, para isso, é importante analisar recomendações de pessoas confiáveis e a reputação dos fabricantes. Não só a qualidade do tecido deverá ser consultada (para permitir a respiração da pele), como também o conforto proporcionado.

Após escolher o local de compra, é necessário tirar as medidas do corpo e verificar de forma precisa qual é a cinta modeladora mais adequada. Atualmente, existem diversas opções de modelo, que se adequam às preferências de cada utilizador. Você poderá optar pelo modelo clássico (faixa), macaquinho, body, com alça, com bojo ou regata.

Considere a compra de uma cinta modeladora de alta pressão que possa ser ajustada, já prevendo possíveis variações no corpo de acordo com a utilização.

O uso diário, como pontuado no item anterior, não deve exceder 8 horas e qualquer incômodo deverá ser observado para que não haja danos à saúde. Você poderá utilizar em casa, em sua rotina normal ou ainda para a prática de exercícios físicos.

Conclusão

A cinta modeladora não é prejudicial à saúde desde que utilizada de forma correta. Sua utilização oferece diversos benefícios, não apenas estéticos, como também funcionais. É um acessório democrático e acessível, podendo ser utilizado por mulheres e homens de diferentes biótipos que desejam aumentar sua autoestima ou potencializar a recuperação pós-cirúrgica.

Neste último caso, a recomendação do uso parte do médico cirurgião e deverá ser seguida à risca. Quando o apelo é estético, o médico também poderá ser consultado e cabe o bom senso por parte do utilizador: nada de excessos.

Conheça a Miracle Belt

A empresa nasceu de uma inspiração real: a sinuosidade da mulher brasileira. Além de oferecer opções femininas e masculinas dentro dos modelos mais buscados atualmente, possui despacho imediato para todo o Brasil.

Encontre o modelo ideal, seja estético ou cirúrgico, sem precisar sair de casa. As cintas modeladoras funcionais cumprem todos os requisitos médicos para oferecer uma maior segurança aos consumidores.

Visite o site e conheça os modelos disponíveis.

Sair da versão mobile