Ícone do site BLOG DA BELT

A importância de aliar os exercícios físicos com uma alimentação saudável

Manter a saúde em dia e o corpo em forma é uma preocupação para a maioria das pessoas. Aliás, este é um assunto que está sempre em pauta, especialmente por conta do estilo de vida que levamos atualmente e, claro, porque a saúde é o nosso bem mais precioso.

Nesse sentido, quando falamos em cuidar da saúde e emagrecer, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é a prática de exercícios. Não é para menos, já que as atividades físicas são um importante aliado nos cuidados com o corpo e na manutenção do bom funcionamento do organismo como um todo.

Tanto que o segmento fitness não para de crescer: só no Brasil, mais de 34 mil academias estão em funcionamento, segundo um levantamento realizado pela IHRSA (Associação Internacional que representa academias, centros de saúde, clubes esportivos e spas), em 2018.

Quem quer emagrecer pode, inclusive, aliar os exercícios físicos com a cinta modeladora, acessório que ajuda a modelar o corpo quando usado de forma correta. Entretanto, as duas técnicas podem não ser suficientes para quem deseja perder alguns quilos, já que sem uma alimentação adequada todo o esforço pode ser em vão.

Pensando nisso, no artigo de hoje falaremos sobre a importância de aliar os exercícios físicos e o uso da cinta modeladora com uma alimentação saudável. Se você ficou interessada, continue lendo e descubra como obter todos os benefícios que estas práticas podem te oferecer!

Por que fazer exercícios físicos?

Vamos começar falando sobre os exercícios físicos e mostrar porque eles são tão importantes para a nossa saúde. Caminhar, correr, nadar, ir à academia: estes são apenas alguns dos exemplos de atividades que, quando realizadas regularmente, contribuem para uma ótima qualidade de vida.

É justamente o que recomenda a Organização Mundial da Saúde (OMS): que sejamos fisicamente ativos e pratiquemos, pelo menos, 150 minutos de atividades físicas distribuídas durante a semana. Ou seja, uma hora e meia de exercícios a cada sete dias já é o suficiente para melhorar a nossa saúde, perder calorias e manter o bom funcionamento do corpo.

Segundo o Ministério da Saúde, os principais benefícios que a prática regular de exercícios físicos pode proporcionar à saúde são:

• Ajuda a controlar o peso;
• Proporciona mais qualidade ao sono;
• Fortalece ossos e músculos;
• Aumenta a expectativa de vida;
• Reduz o estresse;
• Controla os níveis de açúcar no sangue;
• Ajuda a melhorar quadros de depressão;
• Melhora o humor e a saúde mental;
• Aumenta a autoestima e a sensação de bem-estar;
• Controla a pressão arterial;
• Melhora o condicionamento cardiorrespiratório e muscular;
• Reduz o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, fibromialgia, diabetes, osteoporose, câncer, dentre outros problemas de saúde;
• Para as pessoas idosas, previne o risco de quedas e ajuda a manter a autonomia nas atividades do dia a dia.

Vale lembrar, porém, que ser fisicamente ativo vai muito além de praticar um ou mais exercícios. Mesmo quando não estiver realizando uma atividade física, procure abandonar hábitos sedentários, como pegar o elevador ao invés de subir escadas ou usar o carro quando o trajeto pode ser feito a pé.

Quais os benefícios da cinta modeladora?

A cinta modeladora é um produto feito com tecido de alta compressão, o que faz com que ela não dobre, nem enrole durante o uso. Além disso, pode ser usada diariamente (dentro de um limite de horas que deve ser respeitado), não marca a roupa, é super confortável e não machuca quem está usando.

Para quem deseja perder alguns quilos, o uso da cinta modeladora pode ser um poderoso aliado da prática de exercícios físicos. O melhor de tudo é que, além de ajudar na perda de peso e na modelagem da cintura, o acessório corrige a postura, alivia dores nas costas e pode, inclusive, ser usado na recuperação pós-parto e pós-cirúrgica.

Por que manter uma alimentação saudável e balanceada?

Da mesma forma como os exercícios físicos e o uso da cinta modeladora, bons hábitos alimentares trazem uma série de benefícios para a saúde e contribuem para a perda de peso. Basta lembrarmo-nos da máxima “você é o que você come” para compreendermos o papel que a alimentação saudável tem na nossa vida.

Se você já pratica atividades físicas ou pretende começar este hábito, saiba que a alimentação é algo mais complexo do que sentar à mesa e comer qualquer alimento. Ao comer, você deve se preocupar basicamente com dois aspectos: ingerir os nutrientes necessários para suprir a demanda energética do corpo e evitar alimentos prejudiciais ao organismo.

Em relação ao primeiro ponto, a dieta deve ser diversificada e equilibrada. Isso significa que você deve ingerir quantidades adequadas de cada substância que o corpo precisa para funcionar corretamente: proteínas, que atuam na construção e manutenção de órgãos e tecidos; carboidratos, principal fonte energética do nosso organismo; gorduras; vitaminas e minerais, micronutrientes que têm várias funções e não são produzidos pelo corpo.

Lembre-se: excessos podem gerar doenças e sobrepeso, enquanto uma deficiência pode prejudicar a estrutura do corpo e causar problemas como desnutrição. Portanto, nem mais nem menos!

O segundo ponto é um pouco mais complicado de controlar, já que vivemos na era dos alimentos industrializados, aqueles que possuem em sua composição uma série de produtos químicos como conservantes, aditivos e corantes. Estes, por sua vez, são um verdadeiro veneno para a saúde e a qualidade de vida, por isso devem ser evitados sempre que possível.

Afinal, por que aliar ambas as práticas é tão importante?

Como vimos, praticar exercícios físicos e usar a cinta modeladora são tão importantes para o emagrecimento saudável quanto uma dieta balanceada, diversificada e saudável. Agora, chegou o momento de explicar porque estas práticas isoladas não geram os mesmos resultados do que quando estão aliadas.

Basicamente, podemos dizer que todos os benefícios relacionados à prática de exercícios físicos citados anteriormente perdem a validade quando o praticante não se preocupa também com a sua dieta. Ou seja, sem uma alimentação adequada, todo o esforço pode ser em vão e você corre o risco de sofrer o conhecido “efeito sanfona”.

Quando você se exercita, seu corpo perde proteínas, nutrientes, vitaminas e, claro, energia. Assim, é natural que, após a prática das atividades, seja necessário repor estas substâncias para que o organismo seja capaz de funcionar corretamente, se movimentar e realizar outras atividades.

Se você não faz essa reposição, os próximos exercícios não terão o mesmo efeito que o primeiro e você não terá disposição para realizar outras atividades cotidianas. Como resultado, você não poderá alcançar os objetivos desejados, sentirá fadiga, terá uma recuperação mais lenta e poderá, inclusive, aumentar o risco de lesões. Sem contar que, sem energia para treinar, você dificilmente irá queimar as calorias que deseja e alcançar o objetivo de emagrecer.

Por isso, não se esqueça: exercício físico, cinta modeladora e alimentação adequada andam lado a lado e são a chave para o emagrecimento saudável.

Quer mais dicas sobre como manter a saúde em dia? Acesse nosso blog e leia outros conteúdos de valor que, assim como as nossas cintas, irão te ajudar a ter uma rotina saudável!

Sair da versão mobile