Ícone do site BLOG DA BELT

X dicas para encontrar o bem estar corporal

success concept - laughing young big girl wearing a vintage dress expressing her achievement and victory with double thumbs up

A correria do nosso dia a dia faz com que, por muitas vezes, deixemos de lado o bem-estar do nosso corpo, em detrimento de terminar algo relativo ao trabalho, ou para realizar uma vontade do momento e várias outras variantes.

Mas é importante lembrar que o nosso corpo é o nosso principal “instrumento”, portanto devemos cuidar muito bem dele, para que possamos enfrentar cada dia da melhor forma possível, sem prejudicá-lo constantemente.

Precisamos pensar sempre na manutenção de nossas energias, com boas noites de sono, praticando atividades físicas que gostamos, comendo de tudo, mas de uma forma mais saudável, tudo isso para que consigamos atingir o bem-estar corporal.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para quem está em busca do bem-estar corporal, que vai envolver uma série de mudanças de hábitos, mas que o seu corpo vai agradecer no futuro.

Tenha boas noites de sono

Dormir bem é um dos principais combustíveis para o nosso corpo, já que é o que nos ajuda a ter dias cada vez mais produtivos. Se não descansamos de forma adequada, passamos o dia nos desconcentrando, sonolentos, mais cansados e com um maior nível de estresse.

Por isso, a qualidade do nosso sono deve ser parte integrante de uma rotina saudável, principalmente se estamos falando do bem-estar do nosso corpo.

Durante o período noturno, acontece a produção de alguns hormônios necessário para nós, como o de crescimento, assim como ajuda a fixar a nossa memória e potencializa o nosso aprendizado, algo que ocorre, principalmente, nos ciclos mais profundos do sono, o REM.

Para isso, é aconselhável criar uma sequência de hábitos, algo parecido com um ritual, que vai te ajudar a entrar no clima para a merecida noite de sono. Pode se iniciar com um banho relaxante e/ou deixando o quarto mais escuro e aconchegante. Fica a seu critério.

Também é interessante evitar o contato com a luz que vem das telas de aparelhos eletrônicos, como os celulares, os tablets e as televisões, assim como não se deve consumir bebidas com cafeína e bebidas alcoólicas no fim de cada dia.

Acorde cedo

Agora que falamos sobre dormir bem, saiba que também é importante acordar cedo, já que é no período da manhã que construímos uma rotina produtiva para o nosso corpo.

Porém, não precisa ser radical logo de início, lembre-se que hábitos são adquiridos com tempo e paciência. Busque acordar uma ou duas horas antes do que faria em um dia de folga, tome um bom café da manhã e inicie seu dia de forma positiva.

Ao longo do tempo, seu relógio biológico vai se acostumar e você vai se adaptar cada vez mais a essa rotina, caso isso faça bem para ele. Vale ressaltar que não são todas as pessoas que são produtivas logo cedo, então respeite o seu próprio ritmo.

Acesse o nosso blog e veja como aliar exercícios e uma alimentação saudável.

Beba bastante água

Criar este hábito é muito bom para o nosso bem-estar corporal, mas nem sempre isso é colocado em prática pela maioria das pessoas, que acabam se hidratando pouco durante os seus dias.

Se manter devidamente hidratado auxilia a manter algumas de nossas reações químicas vitais, que por sua vez, têm a função de fazer o nosso corpo funcionar da melhor forma possível. Isso só é possível ao ingerirmos uma quantidade adequada de água todos os dias.

Ao ignorarmos essa necessidade, vamos começar a sentir dificuldade de eliminar as secreções, assim como uma piora no nosso desempenho cognitivo, uma piora considerável no nosso humor e uma maior dificuldade para o nosso intestino funcionar bem.

A quantidade varia de acordo com a sua rotina diária, por exemplo, se você pratica alguma atividade física, sua necessidade de consumir água vai aumentar, conforme a intensidade dela.

O ambiente em que você está também influencia diretamente, já que em locais com temperatura mais elevada, é natural sentirmos uma vontade maior de beber água.

Para saber o quanto você realmente precisa, o ideal é consultar um profissional da área da saúde, que pode te falar melhor, com base nos exames que pedir.

Mantenha o corpo em movimento

Praticar atividades físicas durante a semana traz muitos benefícios ao nosso corpo, já que ao nos movimentarmos, estimulamos a produção de serotonina em nosso corpo, que é o hormônio responsável por termos a sensação de felicidade e estabilidade emocional.

Além disso ela também é responsável por regular o nosso apetite, sono, energia, ritmo cardíaco, humor, temperatura corporal, diversas funções cognitivas, o bom funcionamento de vários hormônios, o relaxamento e, finalmente, a sensação de bem-estar.

Como se não bastasse, as atividades físicas também nos ajudam no nosso condicionamento, no controle da pressão arterial, a diminuir o risco de termos diabetes e infarto, aumenta a nossa imunidade, melhora a nossa postura e evita o ganho de peso.

E não precisa ser nenhuma específica, ou seja, você pode escolher a que mais se identifica com seu estilo, variando entre caminhadas e corridas, danças, natação, pilates, musculação, crossfit, esportes, etc.

É recomendável realizar, pelo menos, cerca de 150 minutos de exercícios de intensidade moderada por semana, ou cerca de 75 minutos de atividades aeróbicas com alta intensidade.

Antes de se aventurar em qualquer uma das opções, busque orientações de especialistas, para que não ocorram imprevistos durante o percurso.

Se alimente corretamente

Para ser capaz de ter um dia produtivo e fazer atividades físicas, é importante dar a energia e os nutrientes que o seu corpo necessita.

Portanto, se alimentar de forma saudável vai te ajudar a promover um bem-estar corporal, assim como blinda o seu coração contra infarto e ajuda na prevenção de doenças como a diabetes.

Busque incluir no seu cardápio alguns alimentos integrais, frutas, legumes, verduras, carnes magras e algumas sementes. Alimentos com substâncias antioxidantes e com alto teor de fibras são boas pedidas.

Busque a orientação de nutricionistas e nutrólogos para que você seja devidamente orientado, com um cardápio pensado por um especialista.

Acesse o nosso site e veja como nossos produtos podem te ajudar a encontrar o seu bem-estar corporal.

Sair da versão mobile