Consequências da má postura para saúde

em

A boa ou adequada postura pode ser compreendida como a relação harmoniosa entre ossos, articulações e músculos. Basicamente, a boa postura tem como principal função estabilizar espacialmente o corpo humano e protegê-lo à medida que ele recebe estímulos do ambiente no qual está inserido.

A postura inadequada ou a falta de harmonia entre os elementos destacados (ossos, articulações e músculos) pode trazer algumas consequências para o corpo humano, não apenas de ordem estética, mas também física.

Com o objetivo de esclarecer melhor esse assunto e, assim, contribuir para que tenha mais qualidade de vida e saúde, elaboramos este conteúdo para apresentar as principais consequências da má postura para sua saúde. Veja!

Dor na região lombar

A dor na lombar é uma consequência direta da má postura. O seu surgimento está associado a duas situações, basicamente: a primeira ocorre quando uma pessoa se senta em posições que deixam a coluna torta ou curvada; a segunda, por sua vez, acontece quando uma pessoa passa muito tempo parado, como ocorre, geralmente, nos escritórios.

A dor na região lombar pode se tornar intensa, caso não seja procurada ajuda especializada para tratar o problema.

Escoliose

Assim como no caso anterior, a escoliose é um problema que pode ser causado pela má postura. Quando não é causado por isso, a má postura tende a intensificar a sensação de desconforto.

É importante dizer que a má postura é apenas uma das causas da escoliose. Esse problema de saúde pode ser causado por condições genéticas, desigualdade de comprimento dos membros e por problemas neuromusculares.

Além de gerar desconforto físico, como dor, por exemplo, a escoliose também afeta a estética da coluna vertebral, fazendo com que ela pareça um S.

Fadiga

Muitas pessoas acreditam que a fadiga é um problema isolado, causado pelo cansaço físico e mental, o que é um erro. A má postura também causa fadiga e o motivo para isso são as lesões e dores musculares causadas por conta dessa situação.

Quanto se trata da saúde do corpo humano, tudo está conectado. A má postura pode gerar lesões e dores musculares, o que, por sua vez, pode causar insônia ou problemas para dormir, fazendo a pessoa ficar fatigada no dia subsequente. Toda essa situação pode comprometer seus rendimentos, ou seja, sua eficiência e produtividade.

Dor de cabeça e no pescoço

A má postura também pode causar dores de cabeça e no pescoço. Tanto a dor de cabeça como no pescoço é produzida pela tensão que o corpo pode sentir ao estar numa posição inadequada ou nessa condição por muito tempo. Por isso, recomenda-se que a pessoa que trabalha sentada por muito tempo dê pequenas pausas para se alongar e, assim, reduzir a tensão muscular.

Você sabia que é possível adotar uma cinta ou regata modeladora para corrigir sua postura e, assim, evitar todas essas consequências que vimos e outras para sua saúde? É um produto ideal para ser utilizado diariamente, pois pode aliviar parte das dores que sentimos nas costas em virtude da má postura que adotamos sem que, muitas vezes, percebamos.

Gostou deste conteúdo? Então, leia outros artigos como este acompanhando as publicações em nosso blog. Que tal?