Ícone do site BLOG DA BELT

X cuidados que você precisa ter com a sua saúde durante o inverno

Photo portrait of charming positive pleased calm peaceful one single having free time attractive closing eyes she her lady sitting on divan. (Photo portrait of charming positive pleased calm peaceful one single having free time attractive closing eyes

Estamos em pleno inverno e, com a chegada das temperaturas mais baixas, é normal que a nossa saúde sinta alguns efeitos colaterais da mudança de temperatura. É durante os meses mais frios do ano, que as pessoas têm maior probabilidade de desenvolverem doenças respiratórias, como gripes e resfriados, além de ganharem peso e passarem por quadros de estresse.

Isso tudo acontece pelo simples fato de que a queda nas temperaturas diminui os nossos sistemas de defesa naturais.

Por isso, a dica é deixar a preguiça dos dias mais frios de lado, vencer a tentação de ficar embaixo das cobertas o dia inteiro e cuidar, com todo o carinho e empenho, do seu corpo e da sua mente.

Então, que tal descobrir alguns cuidados fundamentais que você precisa ter durante o inverno para manter a sua saúde em dia?

Ficou curiosa? Então é só continuar lendo esse artigo!

Comece pela alimentação

Você sabia que, segundo uma pesquisa realizada no último ano pela Vigitel (sistema de monitoramento ligado ao Ministério da Saúde), apenas 22,9% dos brasileiros consomem frutas e hortaliças nas quantidades recomendadas?

Se você faz parte desse grupo e quer se manter saudável durante o inverno, acredite, precisará melhorar sua dieta. Para isso, deixe de lado lanches muito gordurosos ou doces extremamente açucarados e invista em alimentos ricos em fibras e vitaminas.

Se você ainda fica um pouco perdida quando o assunto é alimentação saudável durante o inverno e não sabe por onde começar, vamos lhe dar algumas dicas práticas:

– Dê preferência para as carnes magras: invista em opções como frango e peru. Escolher peixes ao invés de carne vermelha também pode ser uma excelente opção;
– Experimente novas maneiras de comer: você não precisa, necessariamente, preparar um prato enorme de salada para abrir o apetite durante o inverno. Nós sabemos que pratos “refrescantes” podem não parecer muito apetitosos nos dias mais frios. Portanto, se você tem essa dificuldade, aposte em entradas leves em que os legumes predominem, como sopas, cremes e refogados. Assim, você garante muitas vitaminas e poucas calorias;
– Não se esqueça das frutas: mantenha o consumo de frutas entre as refeições e como sobremesa. Frutas cítricas, como laranja, limão, tangerina e kiwi, são opções deliciosas, leves e riquíssimas em fibras e vitamina C;
– Junte os sabores: para o prato principal, invista em sopas e caçarolas que unam legumes e cereais (como o arroz, por exemplo). Essa junção ajuda a diminuir a quantidade de calorias e é uma opção muito saudável, principalmente para o coração;
– Fique de olho na hidratação: consuma uma boa quantidade de sucos, água e caldos de legumes. Embora o álcool seja muito utilizado para dar aquela “aquecida” no corpo, ele é extremamente calórico e não fornece nutrientes, além de provocar desidratação. Uma opção segura, nesse caso, é consumir uma taça de vinho tinto por dia, como recomendado por especialistas.

Deixe tudo ventilar (sua casa, suas roupas e suas cintas modeladoras)

A tentação de deixar a casa toda fechada para que o calor não saia é enorme, nós sabemos. Mas é fundamental para a saúde ventilar os ambientes.

Lembre-se que é preciso ter ventilação para que a umidade do ar fique nos níveis corretos. Quando a casa fica toda fechada, o ar fica extremamente úmido, causando mofo, que é muito perigoso para o organismo.

O mesmo vale para as roupas guardadas por muito tempo nos armários e para as peças que você não tira do corpo por nada nesse mundo.

Por isso, fique atenta:

Casa

A nossa saúde pode ser fortemente prejudicada durante o inverno quando não abrimos as janelas para que o ar entre. Entre os aspectos negativos para o corpo, estão:

– Proliferação de mofo, que libera partículas prejudiciais para o organismo;
– Liberação de gases tóxicos, por conta de produtos de limpeza e fumaça da cozinha;
– Alto risco de alergias e irritações aéreas.

Roupas

Você provavelmente já sentiu aquele cheiro forte, vindo de roupas de inverno que ficaram por meses no fundo do guarda-roupa, não é mesmo?

Pois saiba que esse cheiro vem do bolor e do mofo que se formam na superfície dos tecidos, quando a umidade do ar está desregulada e quando as peças ficam trancadas, sem ventilação por muito tempo.

Tanto o mofo quanto o bolor podem causar reações alérgicas, diminuindo a imunidade do corpo e afetando, diretamente, a saúde.

Por isso, assim que você retirar do armário aquele casaco quentinho, coloque-o imediatamente na máquina de lavar ou envie para uma lavanderia.

A sua saúde agradece!

Cintas modeladoras

Quem usa cinta modeladora sabe: ficar sem essa peça por alguns dias, por conta da lavagem, é péssimo. E não somente porque a cinta deixa o corpo modelado, mas também porque, de uma forma ou de outra, ela acaba ajudando a manter o calor do corpo durante os dias mais frios. Porém, é muito importante lavar a peça periodicamente, principalmente no inverno.

O motivo? Durante o uso, nosso corpo libera toxinas, que se fixam ao tecido da cinta modeladora. Se você usa por muito tempo, sem fazer a higienização correta, essas toxinas podem causar irritações e alergias. Consequentemente, a sua imunidade e a sua saúde, ficam comprometidas.

Logo, por mais tentador que seja, siga o procedimento correto e lave a cinta com frequência.

Não pare de se exercitar

Mesmo sendo difícil encontrar ânimo para fazer exercícios em pleno inverno, lembre-se que manter-se ativa é essencial para garantir que seu corpo fique saudável.

Uma das opções é começar a se exercitar dentro de casa. Se você possui aparelhos maiores, como esteiras, não existe desculpa! Alguns minutos de caminhada indoor e seu corpo já estará aquecido e você, motivada.

Não se esqueça de, antes de tudo, realizar um breve alongamento. Isso garante que as articulações se soltem antes dos exercícios, evitando lesões.

Aliás, você sabia que as cintas modeladoras podem (e devem) ser usadas durante a prática de exercícios? Além de serem ótimas para a postura, elas auxiliam com possíveis dores nas costas, proporcionando um conforto único. Então, invista nessa peça sem medo!

Quando possível, também aposte em uma boa caminhada. Muitos dias de inverno possuem temperaturas baixas, mas um belo sol no céu. O que isso significa? Um ótimo momento para aumentar a sua reserva de vitamina D.

Além disso, a luz solar aumenta a liberação de serotonina, hormônio que gera sensação de bem-estar e felicidade. Tirar alguns minutos por dia para se expor ao sol pode ser de extrema importância para pessoas que sofrem com certos transtornos, como a ansiedade. A exposição à luz também ajuda a controlar nosso relógio biológico, afetando nosso sono.

Agora, mais do que nunca, lave as mãos com frequência!

O inverno é, naturalmente, uma estação propícia para a proliferação de doenças contagiosas, como resfriados e gripes. A maneira mais eficaz de impedir essa proliferação e garantir que a sua saúde seja preservada, é lavando as mãos com frequência.

Ao lavar as mãos, não se esqueça de usar uma boa quantidade de sabonete e esfregá-las por pelo menos 20 segundos.

Essa limpeza constante também pode garantir a eliminação de vírus e bactérias, o que é ainda mais essencial nos dias de hoje.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para ler mais alguns artigos do nosso blog!

Sair da versão mobile