Ícone do site BLOG DA BELT

Terapia do espelho: o que é e quais são seus benefícios?

Sentir-se para baixo, desanimado e com problemas relacionados a autoestima não é incomum, principalmente nos dias agitados em que vivemos. No entanto, estes sentimentos não precisam e nem devem ser constantes. Quando eles aparecem e ficam, é um sinal claro de que algo não está bem em nosso interior.

Neste momento, o ideal é encontrar uma maneira de restabelecer a confiança em nós mesmos, utilizando para isso técnicas e dicas de especialistas. Uma delas é conhecida como a terapia do espelho.

Você quer descobrir como ela funciona e o que fazer para colocá-la em prática hoje mesmo? Então, não se preocupe, pois explicaremos o seu conceito de uma maneira simples e direta no artigo abaixo. Fique com a gente.

O que é a terapia do espelho

A terapia do espelho é um método bastante simples, criado pela professora e escritora Louise Hay, para aprendermos a lidar como os problemas de autoestima. A ideia desta técnica é fazer a pessoa entrar em contato como seu “eu interior” e mude a imagem que tem de si mesma.

Além disso, a terapia do espelho foca em auxiliar as pessoas em pontos como:

Tudo o que é preciso fazer é olhar em um espelho por um tempo determinado, todos os dias e, vagarosamente e com atenção, falar gentilmente consigo mesmo, criando uma conexão de carinho com o seu interior.

A base da terapia do espelho é o fato de que todos sabemos como as palavras podem afetar nossas vidas, tanto positivamente quanto negativamente. Logo, estar rodeado de palavras boas pode melhorar nosso humor e comportamento, impactando nosso dia a dia.

Se você está com a autoestima baixa e quer descobrir outras maneiras de melhorá-la hoje mesmo, aproveite para ler nosso artigo especial sobre o assunto.

Como aplicar a terapia do espelho?

Para colocar a terapia do espelho em prática, basta seguir três etapas simples. Acompanhe!

  1. O espelho
  2. Em frente a um espelho, seja ele de mão ou de parede, se posicione de um modo que possa alcançar a imagem com facilidade. Lembre-se que a ideia é ter uma conversa íntima e direta com você mesmo, por isso a proximidade.

    Não se esqueça de fazer isso em um local onde ninguém mais esteja, beleza?

  3. O olhar
  4. Faça contato visual consigo mesmo no espelho. Por mais estranho que isso possa parecer no começo, não desista! Essa é a chave para o sucesso da técnica.

    Então, é hora de se encarar e enviar coisas positivas de encontro ao seu próprio interior.

  5. As palavras
  6. Por fim, comece a dizer algumas coisas boas, suas afirmações favoritas, em alto e bom-tom. Se você não conseguir logo no início, apenas converse consigo mesmo. Diga exatamente o que lhe faz se sentir bem, faça elogios à sua aparência e às qualidades abstratas que você possui.

    Tenha em mente que você deve focar em tudo aquilo que gostaria de escutar de outras pessoas, preferencialmente.

Se você possui medo de encarar o espelho, principalmente no caso de baixa autoestima, venha ler nossa matéria exclusiva, com um passo a passo para colocá-la nas alturas!

No final das contas, este universo é um espelho também, onde cada indivíduo nos tratará da maneira como nós mesmos nos tratamos. Portanto, seja bom para você.

Ideias de afirmações para fazer diante do espelho

Se você quer começar a aplicar a terapia do espelho na sua vida, mas não sabe o que falar em frente a ele, aí vão algumas sugestões:

Sair da versão mobile