Como preservar a renda?

em

Quer preservar as suas peças com rendas? Esses vestuários são belíssimos, portanto, entender o que pode ser feito para não prejudicar os itens é indispensável, certo?

Pensando nisso, separamos para você algumas dicas que ajudarão a manter a durabilidade da renda. Continue acompanhando esse artigo com atenção para conhecer os detalhes.

Boa leitura!

1. Cuidado com a lavagem da renda

Saiba que a lavagem da renda realizada na máquina, certamente, agride significativamente o tecido. Logo, se o objetivo é preservar a peça, opte por lavar a mão.

Desse modo, é possível proporcionar uma lavagem muito mais cautelosa e manipulada que é exigida por esse tipo de tecido, consequentemente, a renda vai durar muito mais tempo, eliminando qualquer possibilidade de soltar os fios e de comprometer a elasticidade.

Entenda que ao lavar a renda na mão é importante buscar por delicadeza ao máximo, evitar qualquer excesso de atrito que, certamente, é algo que prejudica a preservação da peça.

2. Tome cuidado com o processo de secagem

Em hipótese alguma torça qualquer vestuário com renda, nem mesmo usando as mãos, dado que isso é algo que prejudica consideravelmente a qualidade da roupa.

Da mesma maneira, sempre disponha essas peças para secar de forma natural, na sombra e jamais em secadoras, pois, a tecnologia de máquinas como essas prejudicam os tecidos mais delicados.

A renda colorida que é colocada para secar no sol, por exemplo, certamente, vai perder a sua cor.
Leia também: Dicas para cuidar corretamente da sua cinta modeladora

3. Recorra ao ferro de passar apenas quando for extremamente necessário

Uma lingerie, por exemplo, não tem necessidade de ser passada com o ferro quente, certo? Portanto, é fácil evitar que a renda dessas peças seja prejudicada com esse eletrodoméstico.

Contudo, alguns vestuários com renda precisam ser passados, mas, é importante evitar ao máximo que o ferro quente entre em contato direto com o calor desse equipamento.

Portanto, quando for indispensável usar esse item, tenha cuidado. Recorra a temperatura baixa e cubra a renda com a ajuda de outro tecido. O ferro de passar pode prejudicar essa peça de roupa e danificar a preservação da renda.

4. Atenção ao dobrar e armazenar peças com renda

Não basta ter atenção na lavagem ou na hora de passar esse tecido, já que para preservar a renda é importante se atentar na forma com que a peça é dobrada e guardada.

É um processo que demanda delicadeza e atenção. Dobre de maneira que não irá prejudicar a renda, ok? Enquanto isso, o armazenamento deve ser feito em um local que esteja sempre arejado e seco.

Sendo assim, identifique se o espaço não possui algum aspecto áspero ou, até mesmo, farpas levantadas.

Também averigue quais são os outros elementos daquela gaveta, afinal, pode ter algo que se agarre a renda e puxe os fios, consequentemente, prejudicando a renda.

Dá para armazenar itens de renda em saquinhos fabricados com tecido. O TNT, por exemplo, é ideal para isso, uma vez que esses compartimentos proporcionam ótima proteção ao vestuário e possibilita que a renda respire apropriadamente.

Esse conteúdo te ajudou a entender melhor sobre o assunto? Continue acompanhando as nossas postagens!