Ícone do site BLOG DA BELT

Conheça os 7 estilos de moda universais e descubra qual é o seu

O estilo é um elemento indispensável para qualquer pessoa que deseja marcar presença e ainda expor seus pensamentos e ideias através dos looks.

No entanto, engane-se quem pensa que estilo tem relação com roupas caras, de marcas conhecidas ou com os recentes lançamentos das passarelas. Na verdade, ele está diretamente ligado a personalidade de cada um.

Para ajudar os aficionados do mundo fashion, foi desenvolvido um guia que apresenta os 7 estilos de moda universais para homens e mulheres. Para saber mais sobre o tema e descobrir qual deles combina com você, é só ficar conosco até o final deste artigo!

Como surgiram os 7 estilos universais

A moda não é algo definitivo. Na verdade, ela costuma mudar temporada após temporada. Assim, os estilos também se transformam, recebendo influências externas e sendo moldados pelos nossos gostos pessoais.

Pense no que você vestia há 10 anos atrás. Você ainda utiliza algo daquela época? É muito provável que os seus looks de hoje não tenho nenhuma relação com os do passado, certo? Isso acontece porque as nossas preferências e o nosso senso estético se transformam com o passar do tempo.

Também é provável que você consiga identificar ao menos uma peça ou acessório antigos que ainda fazem parte das suas composições atuais, por combinarem com o seu estilo de maneira atemporal.

Apesar de todas essas informações, é bastante comum que as pessoas não consigam se identificar dentro de uma personalidade fechada. Logo, para facilitar esse processo, foram categorizados 7 estilos de moda universais. Esses estilos podem ser utilizados individualmente ou misturados. A regra é não haver regra!

Os 7 estilos de moda universais não existem por acaso: eles são fruto de uma extensa pesquisa sobre o comportamento dos consumidores do setor, realizada pela famosa consultora de imagem americana Alyce Parsons. Alyce intitulou seu sistema como PASS, que em português é traduzido como “análise de proporção e seleção de estilo”.

Conhecendo os 7 estilos

Os 7 estilos de moda universais, baseados em padrões de personalidade e comportamento, estão descritos abaixo. Acompanhe com a gente.

Clássico

O estilo clássico mistura sobriedade, elegância e qualidade. Geralmente, encontramos pessoas que se encaixam em tal estilo no mundo dos negócios, colocando em seus looks cores básicas, linhas retas e muita alfaiataria.

Criativo

Podemos dizer que o estilo criativo é o extremo oposto do clássico. Em suas composições, encontramos uma enorme mistura de cores, texturas, estampas e formas.

Geralmente, esse estilo vem acompanhado do famoso “animal print”, além de muito floral, geométrico e combinações com tênis. Na dúvida sobre qual moda atual utilizar, os criativos apostam em todas ao mesmo tempo.

Elegante

Sofisticado, não importa o preço ou a marca da roupa e do acessório: essa é, sem dúvida, a definição do estilo elegante. Embora seja muitas vezes confundido com o estilo clássico, o elegante tende a ser mais contemporâneo.

Como identificá-lo? Procure por looks em preto e branco, discretos e por tecidos finos. Não tem erro.

Esportivo

Aqui a palavra de lei é conforto. Com looks descontraídos e práticos, o estilo esportivo traz em sua composição muito algodão e peças frescas, que não atrapalhem os movimentos.

Moderno

O estilo moderno também é conhecido como estilo “urbano”. Suas composições abusam das formas geométricas e dos contrastes, além das peças volumosas e com uma pegada “rocker”.

Você provavelmente identificará esse estilo através dos jeans, das camisetas batidas, do metálico e das peças de couro e com brilho.

Romântico

Repleto de peças com laços, rendas, tules, leves transparências, babados, pregas, tecidos fluídos e pedrarias, ele é simplesmente inconfundível, sendo o favorito de muitas mulheres de todas as idades.

Sexy

O estilo sexy é marcante e seu objetivo é, definitivamente, chamar atenção. Com peças que valorizam as curvas e destacam o corpo como um todo, quem adota o estilo sexy não pensa duas vezes antes de apostar em looks com cintura marcada, decotes e transparências.

Descubra o seu estilo

Agora que você já sabe mais sobre os 7 estilos de moda universais, chegou o momento de descobrir qual deles combina mais com você. Para isso, fique de olho nos pontos a seguir.

Ah, e lembre-se: é possível se identificar com mais de um, ok?

Pessoas clássicas

Geralmente, quem se enquadra no estilo clássico gosta de passar a impressão de confiabilidade, maturidade e credibilidade. Tais pessoas também costumam trabalhar nas áreas financeiras, administrativas e até mesmo educacionais, o que exige looks mais sérios.

Os elementos principais deste estilo são:

Pessoas criativas

Você é espontâneo, diferente e cheio de imaginação? Então, é provável que você se enquadre no estilo criativo. É fácil encontrar pessoas desta categoria trabalhando nos setores de artes, em geral – dança, música, etc. -, moda, design e até mesmo na publicidade. Esses indivíduos não tem medo de ousar e gostam mesmo é do único.

Para um criativo, não podem faltar no guarda-roupa elementos como:

Pessoas elegantes

Quem possui um estilo elegante deseja passar para os outros um ar de confiança. Além disso, quem se enquadra nesta categoria da moda costuma ocupar cargos de liderança, que exigem certa formalidade.

Entre seus principais elementos estão:

Pessoas esportivas

Naturais, amigáveis, alegres e cheias de energia: assim são descritas as pessoas que escolhem o esportivo entre os 7 estilos de moda universais.

Se você se identifica com as características acima, é provável que seja também alguém descontraído e que valoriza a facilidade para se vestir no dia a dia.

Seus principais elementos são:

Aproveitar também para conferir nosso conteúdo exclusivo com algumas sugestões de looks para compor com cintas modeladoras.

Pessoas modernas

Quem se enquadra no estilo moderno costuma passar confiança, ousadia e poder através de suas escolhas fashion. Além disso, essas pessoas são muito conhecidas por seu carisma e presença marcantes.

Encontramos frequentemente esse estilo no mundo da moda, da comunicação, da arte e da mídia.

Os elementos para reconhecer um indivíduo moderno são:

Pessoas românticas

Sem dúvidas o estilo mais delicado entre os sete. Quem se enquadra nesta categoria, costuma passar uma imagem de pessoa delicada, educada e, por vezes, tradicional.

Seus elementos misturam:

Pessoas sexy

Esse estilo é definido por uma palavra: sensualidade. Quem se enquadra na categoria sexy gosta de mostrar seu corpo, mas sempre de uma maneira bastante extrovertida.

É comum encontrar tais pessoas trabalhando nos setores de entretenimento, fitness ou na mídia.

Se você gosta de ter uma cintura bem marcada mas não dispensa o conforto, confira nosso artigo sobre cinta modeladora!

Identifique uma pessoa sexy através dos seguintes elementos:

E aí, você conseguiu se identificar com pelo menos um dos 7 estilos de moda universais? Encontrou um estilo extra para adicionar ao seu guarda-roupa? Então, faça as suas escolhas fashion e mostre ainda mais a sua personalidade para o mundo!

Precisando de ajuda para deixar o corpo ainda mais alinhado e do jeito que você deseja? É só conhecer os produtos da Miracle Belt agora mesmo!

Sair da versão mobile