Quando usar um Sutiã Modelador?

em

Ser cuidadoso com o corpo após a realização de um procedimento cirúrgico é algo essencial para garantir os melhores resultados possíveis no pós-operatório.

No caso das cirurgias plásticas, em especial, esses cuidados se fazem tão importantes quanto a própria intervenção cirúrgica em si. Ao cumprir rigorosamente as recomendações pós-operatórias, maiores serão as chances de que os resultados esperados no corpo sejam satisfatórios, na medida em que se complementa com o trabalho médico efetuado no centro cirúrgico.

Nas cirurgias de mama, seja para a colocação de próteses de silicone, para a eliminação da flacidez ou redução dos seios, um elemento se faz indispensável para a melhor recuperação da paciente: o sutiã modelador.

Mas para que serve o sutiã modelador? Quando ele deve ser usado? Qual a importância dele para o pós-operatório?

Entenda mais a seguir.

Para que serve o sutiã modelador?

O sutiã modeladorproporciona uma sustentação reforçada às mamas recém-operadas e atua contra a flacidez, permitindo que os músculos se adaptem à nova realidade.

O acessório age sobre as suturas, fazendo com que elas não cedam e continuem estáveis, além de ajudar na cicatrização e na diminuição de edemas e inchaços na região, que são comuns após esse tipo de procedimento cirúrgico.

O sutiã modelador auxilia ainda a preservar a forma como a mama foi posicionada durante a cirurgia, possibilitando um resultado final com mais naturalidade e simetria.

Por quanto tempo o sutiã modelador deve ser utilizado?

O mais indicado é que ele seja utilizado pela paciente que passou por procedimento nas mamas durante todo o tempo no pós-operatório, inclusive para dormir. Dessa forma, é possível dar maior estabilidade para os seios, mantendo os resultados da cirurgia.

O ideal é que o sutiã modelador seja retirado somente nos momentos de banho.

Geralmente, o tempo médio para o uso do acessório é de pelo menos um mês, sendo apropriado que no segundo mês se opte por sutiãs sem arames e com boa sustentação.

Passado esse período, costuma-se liberar a paciente para o uso do modelo de sua preferência.

De qualquer forma, a utilização regular do sutiã modelador é um recurso a mais de resistência mamária, na medida em que alivia a tensão do peso dos seios na pele.

Quais as principais características de um eficiente sutiã modelador?

Para garantir os melhores resultados no pós-operatório, um bom sutiã modelador deve contar com alguns requisitos básicos.

Para deixar a peça mais confortável e ajustada às limitações de movimento da paciente, ela deve ter uma abertura frontal, assim como alças de ajuste na frente.

Também é bom se certificar de que o sutiã não tenha aros que possam machucar, deformar ou até deslocar a prótese. Outro cuidado é em relação ao tecido, que deve ser de boa qualidade, evitando alergias e garantindo que o suor seja absorvido e a mama se mantenha seca mesmo com a transpiração.

Sobre o modelo e a força da compressão executada pelo sutiã, as escolhas e os ajustes necessários devem seguir orientação médica.

Cada paciente vai apresentar condições específicas que vão impactar na opção da peça que melhor se adequa a cada realidade. O tamanho das próteses, a faixa etária da paciente, a aparência das mamas no pré-operatório, entre outras questões individuais vão pesar na decisão.

Gostou do conteúdo? Visite a nossa loja e conheça nossos produtos.