O que é uma imagem corporal positiva?

em

Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre isso, mas, ao longo do tempo, construímos mentalmente uma imagem a respeito de nós mesmos e de nosso corpo que pode ser negativa ou positiva, e que tem grande influência na maneira como nos sentimos a respeito de nós mesmas e nos comportamos diante da sociedade.

É o que chamamos de imagem corporal, e é sobre isso que vamos falar agora. Entenda o que é uma imagem corporal positiva e como alcançá-la:

O que é imagem corporal

Antes de falarmos sobre o que é uma imagem corporal positiva, precisamos entender o que é a imagem corporal por si só.

Chamamos de imagem corporal a percepção que temos de nosso próprio corpo e os pensamentos e sentimentos que resultam dela.

Resumindo, é a maneira com que você se enxerga ao se olhar no espelho ou se imaginar em sua mente, como você se vê, o que pensa sobre seu corpo e como acredita que as outras pessoas te enxergam.

Esses pensamentos e sentimentos podem ser positivos, negativos, ou até mesmo transitar entre ambos os níveis, de acordo com diversos fatores, como: o que você acredita sobre sua aparência – incluindo as memórias que tem da infância e adolescência, suas suposições e generalizações –, como se sente em relação a sua altura, peso e ao formato de seu corpo e como sente e controla o seu corpo enquanto se move.

Todos esses fatores ajudam a formar a imagem que você tem de si mesma, que pode ser positiva ou negativa e, como o intuito de nossa marca é te ajudar a enxergar sempre a mulher incrível que é, vamos focar em uma imagem corporal positiva e te dar algumas dicas sobre como conquistá-la.

O que é imagem corporal positiva

Ao contrário do que se pode pensar, uma imagem corporal positiva não se trata apenas de se sentir confortável e confiante com seu corpo, embora tenha a ver com isso também.

A imagem corporal positiva é a verdadeira e clara percepção de seu corpo, com todas as suas partes e formas. É conseguir enxergar o seu corpo da maneira como ele é, aceitá-lo e apreciá-lo de forma natural.

É entender que a aparência física é apenas uma parte de quem nós somos, e que ela não diz nada a respeito de nosso caráter ou de nosso valor.

Ter uma imagem corporal positiva é deixar de lado a preocupação excessiva com o peso, número do manequim e quantidade de caloria dos alimentos, para se sentir orgulhosa de quem é, sendo capaz de não só aceitar, mas também apreciar o seu corpo.

Leia também: Principais cuidados para a saúde da mulher

Como alcançar uma imagem corporal positiva

A imagem corporal positiva é importante porque nos traz autoaceitação e aumenta nossa autoestima, além de promover saúde, evitando possíveis distúrbios alimentares e nos levando a uma vida com mais equilíbrio em relação a alimentação e prática de atividades físicas, uma vez que deixamos de nos cobrar tanto.

Para alcançar uma imagem corporal mais positiva, foque em:

  • Apreciar tudo que seu corpo pode fazer por você, como se exercitar, correr, dançar, trabalhar e, principalmente, te levar em direção aos seus sonhos;
  • Listar todas as coisas que você mais gosta em si mesma e que, preferencialmente, não tenham a ver com aparência física. Aos poucos, você se tornará mais consciente de todas as suas qualidades;
  • Usar roupas que te façam sentir bem e confortável com seu corpo. Assim, você estará trabalhando a favor de si mesma, e não contra;
  • Cercar-se de pessoas positivas, que mantenham sua energia elevada, e não que te coloquem para baixo;
  • Fugir de ambientes ou redes sociais que te façam acreditar que só existe um padrão de beleza aceitável;
  • Lembrar-se de que beleza não tem a ver somente com aparência física, mas sim com seu estado de espírito.

Por fim, lembre-se de que, para se sentir bem consigo mesma, é preciso se cuidar, tanto interior, quanto exteriormente. Nós da Miracle Belt podemos te ajudar com isso.

Para mais dicas de como elevar sua autoestima, continue em nosso blog e, para conhecer nossos produtos e saber como eles podem te ajudar nessa jornada, acesse nosso site.