Ícone do site BLOG DA BELT

Cuidados essenciais no pós-parto

Cropped shot of mother carrying her baby. Female holding her baby in her arm against brown background.

O pós-parto é o período que se inicia logo após o nascimento do bebê e que termina quando o corpo da mulher está prestes a voltar ao seu estado anterior, ou seja, depois de seis ou oito semanas.

Por mais mágico, feliz e cheio de novidades que esse momento possa ser, é preciso ficar de olho nas mudanças físicas e, principalmente, emocionais que o envolvem, afinal, é nele que se aprende a lidar com as transformações da vida de mãe.

Logo, é necessário pensar em si mesma, ainda que a atenção esteja voltada totalmente ao recém-nascido. Para ajudá-lo a reconstruir suas forças e se sentir melhor, preparamos um artigo incrível com alguns cuidados essenciais no pós-parto.

Ficou interessada? Então, acompanhe o conteúdo a seguir.

Descanso e boa alimentação: o segredo de tudo!

Essencialmente, a primeira grande descoberta sobre se tornar mãe, quando o assunto é novos hábitos, é que o seu bebê dormirá de forma completamente diferente da sua, acordando, muito provavelmente, diversas vezes por noite, sem hora marcada.

Isso significa que, em pouco tempo, o sono acumulado e interrompido se transformará em exaustão, e a mulher passará meses sem saber o que é uma noite inteira sem abrir os olhos. Por isso, é indispensável pensar em estratégias que possam ajudá-la a descansar mais e melhor, como por exemplo:

Entre os cuidados essenciais no pós-parto também está a alimentação. É preciso ter em mente que o corpo da mulher passa por diversas mudanças durante a gravidez e o período após o nascimento do bebê. Cada uma dessas mudanças exige um tempo determinado de recuperação, não apenas com descanso, mas também com uma dieta equilibrada e saudável.

Além da perda de peso de forma consciente e gradual, é necessário também se manter em uma dieta balanceada para que a amamentação seja feita como esperado, fornecendo ao bebê todos os nutrientes que ele precisa para crescer forte e saudável.

Aproveite para ler nosso conteúdo exclusivo sobre amamentação!

Caso seja possível, visite um nutricionista para saber como se alimentar da melhor maneira possível. Por outro lado, você ainda pode se guiar pelas cinco categorias principais de alimentos:

Não se esqueça, claro, de beber muito líquido, principalmente se estiver amamentando. Para não correr o risco de esquecer, o ideal é sempre deixar uma garrafa ao lado da cama.

O que mais devo fazer durante o pós-parto?

Além dos dois pontos citados acima, existem outros cuidados essências no pós-parto que não devem ser deixados de lado. São eles:

  1. Seguir as orientações médicas
  2. Siga o que o seu médico lhe orientou. Ele conhece seu histórico e sabe do que você precisa nesse momento tão delicado. Por isso, escute bem suas recomendações e não pense duas vezes antes de marcar uma nova consulta para tirar possíveis dúvidas.

  3. Aceitar ajuda
  4. Quando o bebê nasce, algumas mães pensam que são 100% responsáveis por seus cuidados. Mas, não é bem assim. Não há problema algum em pedir ajuda para parentes e amigos quando você se sentir exausta ou quando quiser tirar algumas horas para si mesma.

  5. Fazer exercícios físicos
  6. No caso, nada de atividades pesadas sem o consentimento médico. No entanto, uma caminhada leve já pode transformar o seu dia, melhorando o seu humor, sono, autoestima e, até mesmo, os seus níveis de energia.

  7. Passar um tempo de qualidade com o parceiro
  8. A chegada de um bebê pode ser um momento cansativo, mas não é motivo para deixar a vida a dois de lado, afinal, você e seu parceiro precisam, mais que nunca, um do outro. Por isso, reserve um tempinho para verem um filme juntos ou jantarem algo especial, mesmo que em casa.

  9. Conversar com outras mães
  10. Outro item importante na lista de cuidados essenciais no pós-parto é ter uma rede de apoio com outras mães. Vocês, mais do que ninguém, saberão como se ajudar e colocar umas às outras para cima!

  11. Usar uma cinta pós-parto
  12. Independentemente do tipo de parto, seja ele natural ou cesárea, a cinta pós-parto pode ajudar a amenizar as dores, corrigir a postura e, ainda por cima, colocar a sua autoestima nas alturas até que o corpo volte ao normal e você se sinta segura para deixá-la de lado.

Quer saber mais sobre o que fazer para melhorar sua autoestima? Então, leia nosso post especial sobre o assunto!

Cuide do seu emocional

As mudanças de humor também são comuns nesse período e podem surgir repletas de pensamentos negativos e sentimentos estranhos, como a tristeza e a melancolia. Por isso, é indispensável considerar o lado emocional na hora de listar os cuidados essenciais no pós-parto.

A ideia é ficar atenta a sinais como:

Tais sentimentos são causados por questões hormonais e podem ser tratados com ajuda médica especializada, além de visitas a um psicólogo. Lembre-se que o autocuidado é muito necessário nesse período e que não há problema algum em não se sentir feliz o tempo todo.

Se você quer levantar a sua autoestima agora mesmo, visite o nosso site e conheça nossos produtos. Você vai amar!

Sair da versão mobile