Ícone do site BLOG DA BELT

Mastoplastia: principais cuidados pós-operatório

Quando o assunto é mastoplastia, não importa se o motivo que a levou a fazer a cirurgia foi estético ou de saúde: o importante, além de fazer o procedimento com um médico de confiança, é tomar os devidos cuidados para uma boa recuperação.

Se você fez ou vai fazer uma mastoplastia, veja a seguir os principais cuidados que você deve ter no pós-operatório.

Nada de exercícios ou movimentações bruscas com os braços

Se você é apaixonada por academia, guarde a paixão para o próximo mês. Após a mastoplastia, nada de academia, levantar pesos ou fazer exercícios. O ideal é evitar movimentações bruscas com os braços para não romper os pontos e não forçar a área da cirurgia, o que pode trazer dores e desconforto.

Você pode começar a andar imediatamente após a cirurgia, mas tente manter os braços o mais próximo possível do corpo e movimente-os lentamente. Após três dias, é possível retomar atividades relativamente normais, mas exercícios na parte superior do corpo devem ser evitados.

Tempo de repouso

Como em toda cirurgia, a mastoplastia exige um tempo de repouso. Na primeira semana de pós-operatório o melhor é deixar o corpo descansar e ter tempo de se recuperar. Isso é importante para a regeneração dos tecidos.

Levantar devagar nos primeiros dias após a cirurgia também é recomendado, para evitar tonturas. E é uma boa ideia tomar banho sentada nos primeiros dias após a cirurgia.

Durma de barriga para cima

Mesmo que você tenha o hábito de dormir de bruços, vai perceber que dormir de barriga para cima no período pós-operatório será muito mais fácil.

Isso porque essa posição não pressiona a área operada, nem desloca nenhum tecido. Dormir de bruços ou de lado pode trazer dores ou desconforto, então o recomendado é dormir de barriga para cima nos primeiros 45 dias e evitar dormir de bruços nos primeiros 90 dias.

Uma outra dica é usar dois travesseiros para deixar o tronco mais elevado, pois isso reduz a quantidade de inchaço no tórax.

Faça a troca dos curativos regularmente

Fazer a troca dos curativos regularmente e conforme as orientações do seu médico é essencial para evitar inflamações nos pontos e garantir uma cicatrização mais rápida e uma boa recuperação.

Não deixe, também, de ir às consultas de retorno e acompanhar com o médico o seu pós-operatório.

Prefira roupas com botões na frente

Nesse momento de pós-operatório, praticidade na hora de vestir pode ser de grande ajuda, principalmente com a movimentação dos braços limitada.

Por isso, prefira roupas fáceis de vestir, com botões na frente.

Utilize um sutiã adequado

A escolha do sutiã faz toda a diferença na sua recuperação. O ideal após a mastoplastia é utilizar um sutiã pós-cirúrgico durante 1 mês.

O diferencial desse tipo de sutiã é fornecer maior sustentação às mamas, oferecendo maior segurança e deixando a pele e os tecidos confortáveis.

Sabendo disso, a Miracle Belt traz diversas opções de sutiãs pós-cirúrgicos para que você cuide da sua saúde sem abrir mão da elegância.

Acesse o site para conhecer mais sobre nossos produtos.

Sair da versão mobile