Principais sintomas da menopausa e como lidar

Temida por muitas mulheres, a menopausa pode chegar sem aviso, inclusive, antes mesmo do previsto. No geral, utilizamos esse termo para descrever o período em que os ovários começam a produzir menos óvulos e hormônios femininos, o que resulta na última menstruação.

No entanto, apesar de trazer consigo uma série de sinais físicos e emocionais, a menopausa não deve ser vista como uma inimiga. É, sim, possível conviver com ela durante seu tempo de “permanência” de maneira saudável e tranquila.

Se você quer descobrir mais sobre o assunto, fique conosco até o final deste artigo e saiba como identificar os principais sintomas da menopausa e como é possível lidar com eles. Pronta? Então, vamos começar!

Por que a menopausa ocorre?

Toda mulher, desde seu nascimento, possui um suprimento praticamente vitalício de óvulos. Já na fase da puberdade, os ovários começam a liberar esses óvulos mensalmente, o que chamamos de ovulação.

A ovulação, por sua vez, faz com que o estrogênio e a progesterona, dois hormônios importantíssimos, sejam liberados pelos ovários. Quando isso acontece, o revestimento do útero começa a engrossar, se preparando para a implantação de algum óvulo fertilizado.

Caso não haja nenhum, esse revestimento, também conhecido como endométrio, é eliminado, dando início ao período menstrual.

Assim, a menopausa ocorre quando os ovários não produzem uma quantidade suficiente de hormônios para estimular o crescimento do endométrio, fazendo com que os períodos menstruais parem.

Entretanto, os primeiros sintomas da menopausa não significam sua chegada em definitivo. Na verdade, esse período pode levar de meses até anos, sendo chamado na medicina de climatério.

Reconheça os sinais e lide bem com eles

Os sintomas da menopausa podem ser os mais variados, mudando de mulher para mulher, e apresentando intensidades diferentes. Entre os principais encontramos:

Ondas de calor

As famosas ondas de calor costumam ser o sinal mais comum da menopausa. Inclusive, não são poucas as mulheres que apresentam esse sintoma antes mesmo de pararem de menstruar.

Tais ondas são caracterizadas por uma sensação repentina de calor na parte superior do corpo, o que pode até mesmo deixar rosto e pescoço com uma coloração avermelhada. O vermelho ainda pode surgir no peito, costas e braços, através de pequenas manchas.

Durante essas ondas, a mulher pode suar exageradamente, sentindo ainda calafrios logo na sequência.

Mas, há alguma maneira de amenizá-las? Sim. Para isso, é possível:

  • Utilizar hormônios: existem alguns tratamentos, entre eles a “terapia hormonal da menopausa”, que podem ajudar a aliviar as ondas de calor e suor noturnos. Se isso te incomoda profundamente, fale com o seu médico e verifique a possibilidade de iniciar o processo quanto antes;
  • Beba água gelada: apesar de não resolver o problema, consumir água gelada sempre que uma nova onda começar ajuda a diminuir a temperatura corporal, aliviando os sintomas;
  • Ligue o ar frio: quando possível, deixe ventiladores ou aparelhos de ar ligados, ajudando a manter o ambiente mais fresco e diminuir o incômodo;
  • Faça uma análise da situação: mantenha um diário com anotações atualizadas. Nele, coloque tudo o que parece desencadear as ondas, como alimentos picantes, consumo de álcool, café ou até mesmo estresse. O ideal é tentar se afastar de qualquer gatilho.

Problemas de memória

Outro dos sintomas da menopausa que costuma aparecer na maioria das mulheres é a baixa capacidade de memória. Além disso, a concentração também costuma diminuir no período.

Se você sente que isso lhe afeta, tente investir nos seguintes passos:

  • Adote hábitos saudáveis, como dormir melhor, praticar atividades físicas, comer bem e não fumar;
  • Tenha hobbies e coloque-os em prática. Interagir com outras pessoas, visitar amigos ou conhecer gente nova também é fundamental para evitar a perda de memória, afinal, isso ajuda a estimular o cérebro;
  • Faça algo desafiador para a sua mente, como montar um quebra-cabeça, resolver palavras-cruzadas ou aprender um novo idioma.

Você utiliza cintas modeladoras diariamente? Sim? Então, venha descobrir neste artigo se é ou não possível usá-la durante a prática de exercícios.

Alteração de humor

É muito comum que a menopausa cause também uma alteração relevante no humor das mulheres, afinal, muita coisa está acontecendo com seus hormônios.

Se você sente vontade de chorar constantemente, se irrita com facilidade ou se sente chateada por qualquer coisa, aposte em:

  • Dormir mais. Cerca de sete ou oito horas por noite;
  • Praticar exercícios físicos;
  • Eliminar tarefas desnecessárias do seu dia a dia, o que pode aliviar o estresse;
  • Conversar com outras mulheres que estão na mesma situação.

Quadros de depressão e ansiedade

As alterações hormonais também podem causar quadros de ansiedade e até mesmo de depressão durante a menopausa. Se você sentir uma tristeza profunda nesse período ou notar que está mais ansiosa, a ponto de atrapalhar sua vida, converse com o seu médico.

Além do tratamento indicado pelo especialista, você ainda pode melhorar os sintomas das seguintes maneiras:

  • Dormindo o suficiente;
  • Fazendo exercícios regularmente;
  • Limitando o seu consumo de álcool;
  • Fugindo de situações estressantes;
  • Relaxando, lendo um livro, assistindo um filme ou conversando com amigos.

O que também pode ajudar nessa fase é cuidar do próprio corpo, investindo em você e na sua autoestima. Aliás, você sabe dizer por que o cuidado com o corpo é tão importante? Venha descobrir a resposta lendo este artigo especial.

Eu realmente preciso consultar um médico durante a menopausa?

Ainda que você possua mais de 45 anos (idade média para o surgimento dos primeiros sintomas) apresente apenas sintomas da menopausa leves, que não afetam sua vida, é importante realizar visitas ao médio periodicamente.

No entanto, essas visitas devem ser mais frequentes caso os efeitos desse período atrapalhem a sua vida e as suas relações. Se as ondas de calor a impedem de dormir a noite, lhe deixam triste ou interrompem sua vida sexual, por exemplo, não há o que pensar. Marque uma consulta quanto antes.

Com agilidade e cuidado, é possível passar pela menopausa de maneira despreocupada e saudável, acredite!

Se você gostou deste conteúdo, aproveite para acessar o site da Miracle Belt agora mesmo. Por lá você encontra produtos incríveis, que lhe ajudarão a dar um “up” na autoestima!