Ícone do site BLOG DA BELT

Saiba como cuidar da higiene íntima feminina

A falta de higiene íntima e a não atenção a alguns detalhes podem gerar uma série de problemas, inclusive infecções. Por ser uma região abafada e naturalmente úmida, é mais propícia ao crescimento de microrganismos e a superpopulação de alguns desses microrganismos resultam em infecções como a candidíase. Daí se corrobora a necessidade da higiene adequada e regular.

No artigo de hoje vamos te explicar como cuidar da higiene íntima feminina e vamos dar algumas dicas para manter sua saúde sempre em dia.

Boa leitura!

Uma higiene íntima adequada é fundamental para a saúde

Como nosso corpo funciona de maneira conjunta, os bons hábitos de higiene são fundamentais para afastar enfermidades e anormalidades nos tecidos como caroços, manchas, feridas. Infecções como candidíase e tricomoníase são resultado de superpopulação de determinados microrganismos. Assim, ao realizar a higiene você eliminará essa superpopulação mantendo seu organismo saudável.

Além de perceber anormalidades com maior rapidez, evitam-se diagnósticos atrasados e ajuda a procurar tratamento precocemente.

A regularidade também é importante, assim como escovar os dentes, a higiene íntima deve ser realizada diariamente. É recomendável que a faça durante o banho.

Cuidado com os produtos

A recomendação mais enfática é de se usar sabonetes neutros e água na higienização íntima. Além dos sabonetes neutros, usar sabonetes íntimos também é uma excelente ideia para uma higiene mais completa.

Utilize roupas íntimas de material adequado

A escolha da roupa íntima adequada é também muito importante no cuidado com sua higiene íntima. Como é uma região delicada e fica abafada boa parte do dia, o recomendado é que se utilize roupas de material confortável e que permitam a circulação e transpiração da pele. Tenha preferência por tecidos de algodão e que sejam confortáveis.

Tecidos sintéticos dificultam a transpiração, acumulam impurezas e umidade, o que favorece, como já dito, a proliferação de microrganismos.

Atenção com a depilação

A depilação de uma região tão delicada merece cuidados redobrados. A depilação em excesso pode eliminar as camadas de proteção da pele, o que pode ocasionar uma série de problemas. Portanto evite o excesso de depilação.

Cuidados e higiene após as relações sexuais

Após contato sexual realize a higienização do local. De maneira habitual e externa, faça a limpeza com sabonete íntimo ou neutro e água. Opte pela utilização de lubrificantes a base de água, pois são mais facilmente lavados.

Como higienizar no dia a dia

A limpeza deve ser feita sempre externamente. Lave bem com sabonete e água toda a parte externa da vulva.

Evite o uso de sabonetes comuns, pois podem ocasionar irritações nas mucosas.

O uso de sabonetes neutros ou sabonetes íntimos melhora a higienização e ajuda quando há irritação ou corrimentos.

Por ser uma área muito sensível, evite ao máximo o uso de buchas, cotonetes e outros abrasivos para evitar lesões nas mucosas da região.

Durante a menstruação redobre a atenção na higiene, pois o sangue é um meio de cultura ideal para microrganismos e altera o pH vaginal. Não ultrapasse as quatro horas para troca do absorvente, seja ele interno ou externo.

Recomenda-se sempre a consulta com o médico ginecologista para esclarecer dúvidas e manter a saúde em dia. Qualquer dúvida ou anormalidade não deixe para depois, entre em contato com seu médico.

Agora que já sabe como cuidar da higiene íntima feminina, fique atento ao nosso blog. Temos uma seleção de conteúdos especiais para você.

Sair da versão mobile