Como acabar com a retenção de líquidos?

Saber como cuidar da sua saúde é a melhor forma de ter uma vida longa e confortável. Para isso, é fundamental tomar os cuidados necessários para evitar possíveis problemas que podem comprometer o seu organismo.

A retenção de líquidos é uma condição que muitas pessoas sofrem ao longo da vida. Ela é responsável pelo inchaço nos pés e nas pernas e, se não cuidada, pode se agravar. Existem diferentes fatores que podem causar esse problema, como a falta de exercícios físicos ou as alterações hormonais.

As mulheres sofrem mais com problemas de retenção de líquido que os homens — principalmente durante a gravidez ou no período menstrual. Porém, como acabar com esse problema?

Neste texto, vamos apresentar alguns hábitos e práticas que vão te ajudar a acabar com a retenção de líquidos e eliminar o desconforto. Confira!

Reduza o sal na comida

O excesso de sal pode ser um dos principais responsáveis pela retenção de líquido nas pessoas. Ele é composto de sódio e cloreto — que se ligam à água no corpo e auxiliam no equilíbrio de fluidos dentro e fora das células.

Portanto, ao reduzir o sal dos alimentos, você também estará eliminando a chance de desenvolver essa condição no seu organismo. Essa mudança nos seus hábitos alimentares também pode ajudar a melhorar a sua saúde e evitar possíveis problemas com pressão alta.

Coma mais alimentos ricos em potássio

Os alimentos ricos em potássio são excelentes formas de manter o seu organismo saudável e melhorar a sua qualidade de vida. Além de beneficiar a sua saúde cardíaca, esse mineral também é capaz de auxiliar na hora de acabar com a retenção de líquidos.

Ele é capaz de reduzir os níveis de sódio no seu organismo, aumentando também a produção de urina. Com isso, você terá menos chances de desenvolver essa condição e assegurar uma ótima saúde por vários anos.

Por falar em qualidade de vida, como você está se cuidando? Aproveite para conferir o nosso artigo com dicas sobre como manter uma boa qualidade de vida durante a pandemia !

Faça exercícios físicos

Outra excelente forma de acabar com a retenção de líquidos é por meio de uma vida ativa. Praticar exercícios físicos é a melhor maneira de melhorar a sua condição física e, consequentemente, reduzir as ocorrências de problemas de saúde.

Manter uma vida ativa é um meio natural de desinchar o seu corpo rapidamente. Por isso, comece desde já a planejar alguma atividade que seja benéfica para o seu organismo.

Beba água e chás

Hidratar o seu corpo é outra excelente maneira de acabar com a retenção de líquidos e que é bastante benéfica para o seu organismo. Ao se hidratar frequentemente você irá aumentar a quantidade de urina no seu corpo.

Assim o seu organismo poderá eliminar as toxinas acumuladas e levar o excesso de líquido para fora do seu corpo. Você também pode aproveitar para tomar chás diuréticos para auxiliar nesse processo.

Além de hidratar, eles também ajudam no processo de desinchar o corpo, favorecendo para o tratamento contra a retenção de líquidos.

Pronto! Esperamos que você tenha aprendido como você pode acabar com a retenção de líquido no seu corpo. Caso o problema ainda persista, não demore a procurar uma ajuda médica especializada para auxiliá-la.

Gostou deste texto? Aproveite para conferir o nosso site e veja como podemos ajudá-la a se sentir melhor com si mesma!