Dúvidas comuns sobre a saúde íntima das mulheres

A saúde feminina sempre esteve muito cercada de tabus e as mulheres, muitas vezes, se sentem com vergonha de conversar sobre isso, até mesmo com seu/sua ginecologista. Isso pode gerar muitos problemas de saúde e de autoestima pelo simples fato da informação não chegar à todas.

Isso é muito prejudicial, pois muitos problemas simples poderiam ser evitados com informação e com uma boa orientação. Por isso é tão importante normalizar temas relacionados à saúde íntima feminina, diminuindo as barreiras entre o conhecimento e a população.

Pensando nisso, vamos conversar sobre as dúvidas mais comuns e recorrentes sobre a saúde íntima das mulheres. Elas variam desde hábitos saudáveis até sintomas de doenças e como lidar com suas roupas.

1 – Manter relações sexuais durante a menstruação é ruim?

Essa é uma questão muito recorrente nos consultórios de ginecologia de modo geral. Será que existe alguma contraindicação sobre a realização de práticas sexuais durante o período em que a mulher está menstruada? A resposta é que não existe.

Caso ambos os parceiros estejam de acordo e confortáveis, não existe nenhum risco da prática sexual durante a menstruação e ela pode ser feita de maneira usual.

Entretanto, um erro muito comum é abdicar dos preservativos nesse período. Eles são muito importantes para evitar a transmissão de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e, por isso, devem ser usados sempre.

Mesmo quem acha que não corre o risco de gravidez durante a menstruação deve ficar alerta, pois algumas mulheres podem ter o ciclo desregulado e isso acarretar ovulação nas proximidades da menstruação.

2 – Devo evitar calças e roupas íntimas apertadas?

É verdade que roupas íntimas e calças apertadas aumentam o grau de umidade da região, já que permitem pouca ventilação e a temperatura se eleva. Por isso é preciso ficar atenta a isso. O ideal é evitar esse tipo de roupa, pois essa maior umidade e calor são muito atrativos para o desenvolvimento de fungos e bactérias que podem ser prejudiciais para a saúde das mulheres – e dos homens também.

O importante é se cuidar e usar roupas que aliam bem-estar e zelo pelo seu próprio corpo, assim a vida fica mais leve. Já conversamos sobre um passo a passo para aumentar a sua autoestima em nosso blog.

3 – Fazer sexo diariamente pode causar problemas?

Uma dúvida comum é sobre a periodicidade do ato sexual. Algumas pessoas dizem que praticar todo dia aumenta as chances do desenvolvimento de infecções urinárias, mas isso não é verdade.

Não existem problemas associados diretamente ao sexo diário, inclusive nenhuma relação com infecções. Uma boa dica, entretanto, é urinar logo após a relação sexual, pois isso dificulta a proliferação de bactérias na uretra.

4 – Corrimento vaginal é normal?

De maneira alguma apresentar corrimento vaginal é normal. O que é normal é, durante o período fértil, uma secreção incolor, que lembra “clara de ovo” e sem cheiro. Qualquer coisa além disso é um motivo para procurar um ginecologista para avaliação.

5 – É aconselhável utilizar sabonete íntimo?

A vagina tem um pH considerado ideal entre 3,8 e 4,2, que favorece o equilíbrio da sua biota natural de microrganismos e permite uma boa saúde íntima. O problema de utilizar sabonetes íntimos dentro da vagina é que eles podem alterar esse valor de pH da região, causando desequilíbrios.

Se na região interior não é aconselhável utilizá-los, justamente por deixarem a região mais propensa a infecções, na parte externa (na vulva, que são os pequenos e grandes lábios) é possível utilizar o sabonete íntimo, desde que seja neutro, com pH balanceado e, preferencialmente, sem corantes e com o aroma mais suave possível.

Além disso, é bom lembrarmos que sabonetes íntimos não possuem qualquer fator de proteção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), então o uso de preservativo é indispensável.

Leia também o nosso conteúdo sobre dicas de como cuidar da sua saúde durante a pandemia.

6 – Sexo oral pode transmitir IST?

É possível, sim, transmitir Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) através do sexo oral. Elas são transmitidas através do contato de mucosas, então isso engloba boca, vagina e pênis.

De modo geral, as principais infecções transmitidas dessa maneira são HPV (causa verrugas nos órgãos genitais e boca), gonorreia (causa um tipo de corrimento), herpes (causa pequenas “bolhas” e ardor) e sífilis.

Como algumas infecções causam alterações visíveis, como verrugas, é importante avaliar o órgão do(a) parceiro(a) antes do sexo oral. Lembrando que a ausência dessas alterações não significa a ausência de infecções.

7 – Cistos no ovário são um problema?

Cisto no ovário é um quadro comum nas mulheres e nem sempre isso é um problema. Os cistos podem ser decorrentes da liberação de hormônios, o que que acontece todo mês durante o ciclo menstrual. Esse estímulo hormonal permite que um cisto cresça e se torne o que será o liberador do óvulo.

Entretanto, existem cistos mais complexos e com desenvolvimento anormal que devem ser acompanhados pelo(a) ginecologista para melhor avaliação e diferenciação dos cistos normais ovulatórios. Se as cólicas durante o período menstrual e pré-menstrual forem muito fortes e o fluxo estiver fora do normal (com maior ou menor intensidade), pode ser que os cistos no ovário sejam um problema.

8 – Deixar a calcinha secando no banheiro prejudica a saúde íntima?

De maneira alguma deixar a calcinha secando dentro do banheiro é um hábito aconselhável. Esse tipo de ambiente é muito úmido e contaminado. Como vimos nas dicas acima, a umidade alta na região íntima é um chamariz para infecções.

O ideal para manter suas peças íntimas sempre bem sequinhas e arejadas é secá-las ao sol ou em locais com maior circulação de ar e baixa umidade. Esse hábito simples e de fácil implementação pode ser um grande aliado da sua saúde íntima.

A Miracle Belt é uma aliada!

Nós estamos aqui para colaborar com a saúde e bem-estar das mulheres. Nosso objetivo nunca foi e nunca será colaborar com as pressões estéticas existentes em nossa sociedade. Pelo contrário: o nosso objetivo principal é dar ainda mais segurança e confiança para que todas(os) se sintam ainda mais lindas(os) em seu próprio corpo.

Acesse o nosso site, conheça mais sobre os nossos produtos e saiba como podemos te ajudar a manter uma vida com maior bem-estar e satisfação!