Em quais situações o uso de cinta modeladora não é recomendado?

As cintas modeladoras surgiram há muito tempo, desde o século XVI, na Inglaterra, e a intenção das mulheres era afinar as cinturas no uso de vestidos da época. Hoje, as cintas têm novas funções atreladas ao seu uso e prometem trazer vários benefícios, porém, há casos nos quais elas não são recomendadas.

Seja pela estética, de manter tudo no lugar, ou de saúde, pois a indicação maior é durante o pós-operatório, as cintas são muito úteis. O complicado em relação às cintas, é a quantidade de informações falsas que circulam sobre o uso, podendo prejudicar a saúde. Por isso, é importante sempre ressaltar os casos nos quais o uso não é recomendado.

Veja essas quatro situações, nas quais não é recomendado o uso de cinta!

Quando há o uso indiscriminado

Por conta da compressão, algumas mulheres imaginam que o uso contínuo da cinta pode afinar a cintura por si só. Isso é um grande erro, pois o uso da cinta por horas a fio, pode causar uma compressão nos vasos sanguíneos, o que pode acarretar inchaço e também compressão de órgãos, além disso, os músculos abdominais ficam impedidos de serem ativados.

Em atividades físicas

Outro erro muito comum é associar o uso da cinta modeladora com atividades físicas. É propagado de forma errada que isso pode ajudar a perder peso mais rapidamente, o que não é real. Há modelos de cinta específicos para realização de exercícios que usam muita força abdominal, porém, não têm relação com a modeladora.

Em casos não recomendados pelo médico

Sabemos que a cinta é uma ótima aliada em casos de pós-operatório, principalmente por questões de saúde. Porém, o uso indiscriminado, sem que o médico tenha dado as devidas orientações, pode prejudicar a situação do paciente. Portanto, é preciso consultar o médico antes de iniciar o uso em caso de cirurgias recentes.

Quando há problemas de coluna

Caso haja o contexto adequado para uso de cinta, porém, a coluna tem algum problema, seja crônico ou não, é importante consultar o médico antes. Isso, porque a cinta tem efeito na postura, por consequência, na colocação da coluna, então, para que não haja nenhum agravamento de problemas já existentes, é interessante ter o aval do médico.

É muito importante saber se o seu caso é ou não é compatível com o uso da cinta modeladora. Isso, porque o uso incorreto ou por muito tempo pode acarretar sérios problemas de saúde. É preciso também, ter atenção para com as informações coletadas, principalmente na internet, pois pode haver mitos em meios às verdades sobre a cinta.

Caso você tenha interesse de usar a cinta e ainda está com dúvidas, é importante consultar um médico para ter certeza de que o uso não fará mal. Além disso, é preciso saber se a cinta é o tipo certo para a sua situação, como é o caso da cinta para exercícios, que não é a do tipo modeladora e muitos não sabem.

Quer saber mais? Veja mais artigos como este em nosso blog!