Malhar com cinta modeladora: pode ou não pode?

Malhar com cinta modeladora já é uma febre dentro das academias de todo o país e também entre famosos que desejam afinar a cintura durante a prática de atividades físicas. No entanto, o uso da cinta durante esse tipo de atividade gera uma certa dúvida entre os usuários.

Será que pode malhar de cinta modeladora e realmente ficar com a cintura mais fina? Ou será que é perigoso adotar essa prática, como tantas pessoas andam fazendo? Saiba mais sobre o assunto ao longo deste artigo.

Para quê serve a cinta modeladora?

A cinta modeladora tem várias funções, além de garantir um corpo mais delineado, especialmente na hora de usar uma roupa mais apertada e, assim, comprimir as gordurinhas em excesso.

Ela também é usada após cirurgias de lipoaspiração e pós-parto, pois ajuda a evitar o surgimento de edemas. Também pode auxiliar na redução da dor nas costas e corrige a postura, que é quase sempre ignorada por todos nós.

Durante a prática de exercícios, a cinta modeladora é utilizada por alguns motivos específicos. O primeiro deles é porque a alta compressão da cinta evita que o abdômen fique relaxado e ajuda na postura correta.

Outro motivo do uso da cinta na academia é o aumento do suor da região que está coberta. Muitos acreditam que suar bastante no abdômen ajuda a derreter a gordura que está localizada ali, o que seria uma grande ajuda na hora do treino.

Quais são as vantagens do uso da cinta modeladora?

A cinta deixa a cintura visivelmente mais fina e modelada durante o uso e, também em longo prazo por causa da constante compressão nesta região. Ela também favorece a postura correta, uma vez que impede que a pessoa relaxe excessivamente o tronco.

A cinta oferece algum risco para quem usa?

A cinta pode causar algum malefício ao corpo se for usada de forma incorreta ou por mais tempo do que o recomendado. A orientação é o uso do corpete durante 8 horas por dia. Mais do que isso é desnecessário.

Na academia, algumas pessoas podem sofrer com irritação na pele devido ao suor em excesso na região ou, no caso de cintas muito apertadas, a circulação sanguínea pode ser comprometida, assim como a respiração. Portanto, cabe usar o bom senso sempre.

Pode ou não pode malhar de cinta modeladora?

Não é proibido malhar de cinta modeladora. O que deve ser observado é apenas a postura correta durante a prática dos exercícios, evitar usar a cinta muito apertada e não se esquecer de continuar contraindo o abdômen.

A contração do abdômen durante o treino de musculação é muito importante para fortalecer os músculos da região, deixando a barriga mais firme e menos flácida. O uso da cinta pode fazer com que a pessoa esqueça de fazer essa contração e, assim, não há tonificação.
É importante também escolher uma cinta de qualidade, que não marque sob a roupa, de tecido antialérgico e que não dobra com facilidade. Nada mais chato do que ter que ficar arrumando a cinta o tempo todo na hora da atividade.

Se você está pensando em aderir a uma cinta modeladora para malhar e potencializar os seus treinos, saiba que não há problema algum, desde que você siga as orientações aqui listadas.

Quer saber mais informações sobre o uso da cinta modeladora? Visite o nosso blog e continue lendo os nossos artigos.