Por que toda mulher deve conhecer e cuidar do seu corpo

Para viver com qualidade de vida, bem-estar e saúde em dia é fundamental que todas nós, mulheres, olhemos para nós mesmas com mais carinho. Essa função nem sempre é fácil, nós sabemos: mas se um pouquinho for feito a cada dia que passa, ao final de uma semana, de um novo mês, ano e ciclo estaremos cada vez mais empoderadas e felizes com a nossa nova versão.

A revolução está apenas começando

O combate aos casos de violência doméstica, o direito ao voto conquistado, maior acesso ao mercado de trabalho e a liberdade de ir e vir são grandes progressos conquistados de algumas décadas para cá. No entanto, ainda há muito a ser feito.

Além do mais, ainda que as conquistas sejam imensamente positivas, há também impactos negativos disso tudo: padrões estéticos exagerados, jornada dupla (trabalho casa), consumo excessivo de alimentos e produtos industrializados e por aí vai. Cabe, então, o autocuidado e a busca por bem-estar tanto físico como mental.

A seguir vamos conferir o que nós, mulheres, podemos fazer para conhecer e cuidar melhor do nosso corpo.

7 cuidados com o corpo que trazem autoconhecimento e liberdade

1. Manter uma alimentação equilibrada

Não estamos falando de extremismos, tudo bem? Todas nós merecemos comer um chocolatinho quando bate a vontade e beber uma boa taça de vinho após um dia cansativo. No entanto, essa não deve ser a base da alimentação.

Alimentos ricos em grãos integrais, verduras, frutas, legumes e muita água são fundamentais para um corpo feliz, com funções revitalizadas, sistema imunológico trabalhando a todo vapor, ansiedade e estrese controlados. O reflexo desse cuidado também habita na estética: fazendo com que aquela indesejada gordurinha, aos poucos, vá indo embora sem nem a gente perceber.

Dica de ouro: se alimente equilibradamente pela saúde, deixando a estética como coadjuvante… e veja a mágica acontecer!

2. Cuide do seu corpo

Autoconhecimento e saúde sexual, de acordo com o Ministério da Saúde, são fundamentais para que as mulheres sejam emocional e fisicamente saudáveis. Mas, por tabu, criação ou crenças sociais limitantes, muitas mulheres não conhecem seus próprios corpos, especialmente no que diz respeito ao seu funcionamento e até mesmo anatomia.

Neste sentido, comece a escutar – e estudar – seu corpo. Sinta os movimentos, suas sensações, suas mudanças comportamentais. Respeite-as.

3. Pratique atividades físicas

Falando em cuidado corporal… seria impossível não mencionar a importância da prática esportiva. Os exercícios físicos são fundamentais para que as mulheres possam conhecer seus corpos, seus movimentos, suas limitações e, é claro, seus gostos. A própria liberação hormonal associada à prática também é muito benéfica para nós mulheres.

O Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA recomenda que as mulheres que não estão habituadas à prática podem começar com caminhadas, alongamentos e leves corridas. Nem todas se adaptam às academias e está tudo bem. Natação, yoga, esportes como vôlei, basquete, futebol também são alternativas.

Quer começar e não sabe por onde? Confira 4 dicas incríveis para começar a praticar exercícios físicos em casa .

4. Corpo feliz é sinônimo de saúde mental

Condições psicológicas e mentais também são fundamentais para que a mulher possa manter a sua qualidade de vida. Transtornos como a insônia, ansiedade, estresse e os alimentares podem trazer malefícios duradouros para o corpo.

Estar rodeada de pessoas boas, manter a positividade, criar tempo para o lazer e para cuidar de si mesma, além de falar (ao invés de guardar) o que sente são alguns aspectos que podem ajudar neste quesito. Não hesite em buscar ajuda de um psicólogo ou neurologista caso sinta que a situação está fora do controle.

5. Atenção para o soninho

Dormir bem também faz uma diferença grotesca quando falamos em cuidado com o corpo.

Você sabia que o simples hábito de dormir 7 a 8 horas por dia pode prevenir doenças, reduzir ansiedade e estresse e melhorar o humor? Além disso, reduzir a incidência de luminosidade durante a noite, praticar atividades que gerem bem-estar (como pintar, ler, meditar, ouvir música) assim como tomar um chazinho antes de dormir e preferir alimentos leves na ceia também podem estimular boas noites de sono.

6. Fale e viva sua sexualidade

A sexualidade engloba não só o sexo em si, mas o desejo, o afeto, o prazer, a ternura e a forma de senti-los. Sejamos francas: muitas mulheres não sabem o que lhes traz prazer. Falar da sexualidade ainda é um tabu e conhecer o próprio corpo é fundamental para identificar pontos de prazer e exercer a própria sexualidade.

7. Faça check-ups de saúde

Anualmente faça um check-up com um médico de confiança para saber se está tudo certo com o seu corpo. Além dos exames de sangue e urina as mulheres também devem realizar o exame clínico das mamas e o Papanicolau, importantes para identificação do câncer de mama e colo de útero, respectivamente.

Por fim, gostaríamos também de convidá-la a conferir esse passo a passo para aumentar a sua autoestima .

Queremos servir de inspiração para você, mulher!

Na Miracle Belt acreditamos que o autoconhecimento liberta – e ele é a chave para tirar mulheres de um padrão que aprisiona, cobra e machuca.

Neste sentido, todos os nossos produtos são ferramentas que auxiliam na obtenção de resultados estéticos de maneira eficiente e rápida – mas não só isso. Queremos fazer parte de uma rotina de cuidado, autoestima e bem-estar corporal para mulheres de todos os tipos, faixas etárias, cores e crenças.

Nossas cintas não visam colaborar com pressões estéticas e cobranças excessivas associadas ao corpo feminino,muito pelo contrário. Queremos levar segurança e confiança para todas as mulheres, de modo que se sintam mais livres, lindas e empoderadas com esse acessório.

As cintas também são auxiliares em correção postural, tratamento pós-cirúrgico e pós-parto, trazendo benefícios que vão muito além da estética para a mulher.

Esperamos que ao longo deste artigo possamos ter inspirado mulheres a se tornarem a melhor versão delas mesmas. No que compete a nós, teremos imenso prazer em fazer parte dessa jornada. Convidamos você que chegou até aqui a visitar o nosso site e conhecer um pouco mais sobre a Miracle Belt e nossa missão.