cinta modeladora

Principais cuidados para a saúde da mulher

Sabemos que o corpo humano possui algumas particularidades de acordo com seu gênero. Neste caso, estamos nos referindo à saúde da mulher, que devido ao seu tipo de corpo e ciclos que enfrenta ao longo da vida precisa direcionar certos cuidados.

Um dado positivo é que quando se trata de saúde, as mulheres saem na frente. Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres se cuidam melhor que os homens.

Exemplo disso é que a expectativa de vida das mulheres é de 78,6 anos enquanto a do homem é 71,3 anos. Ou seja, elas vivem cerca de 7 anos a mais justamente porque se cuidam mais.

Mas que cuidados são esses? Quais são os principais cuidados para a saúde da mulher? Confira a seguir.

Alimentação saudável

Quando falamos de alimentação saudável, não estamos nos referindo a dietas restritivas, mas sim em uma nutrição adequada.

Alimentar-se bem é essencial para todo ser humano durante todas as fases da vida, mas é uma parte fundamental para a saúde feminina, já que as mulheres têm maior tendência a acumular gorduras em certa parte do corpo.

O cuidado com a alimentação adequada faz diferença em vários níveis relevantes para manter a saúde, como o colesterol, a diabetes e o triglicérides.

Manter um cardápio adequado previne doenças e, além disso, contribui para o bem-estar físico e mental.

Atividades físicas

Praticar atividades físicas é um hábito fundamental para se manter saudável. Para isso não é preciso viver na academia. Segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) 30 minutos diários de atividades moderadas já bastam.

Ou seja, uma caminhada de meia hora por dia, 5 vezes na semana já é suficiente. Se não gostar de caminhar, opte por uma atividade que também traga prazer, como natação, dança ou yoga.

É recomendado incluir alguma atividade física em sua rotina, desta forma, livra-se do sedentarismo e contribui para se manter saudável.

Saúde mental

Passou da época em que cuidar da saúde consistia somente em cuidar do corpo e da saúde física. Atualmente, sabemos que para se manter saudável, a saúde mental é fator determinante e merece atenção.

Afinal, os casos de depressão aumentaram 90% durante a pandemia e os casos de ansiedade e estresse agudo dobrou no ano de 2020, segundo pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Atualmente a depressão é uma doença que atinge duas vezes mais as mulheres que os homens. Mesmo assim, o tratamento é realizado igual para ambos, com profissional especializado e terapia. Por isso, quadros de depressão, ansiedade e estresse precisam ser tratados corretamente para garantir uma vida saudável.

Além disso, é recomendado realizar exames periódicos, como a mamografia, para detectar possíveis problemas e prevenir, evitando agravamentos, se for o caso. Desta forma, é importante ter um especialista de segurança para acompanhamento de exames de rotina e esclarecimentos ocasionais.

Gostou de nossas dicas? Para ficar por dentro do universo feminino e receber mais recomendações, fique de olho em nosso blog e nos siga em nossas redes sociais.