Saiba como corrigir sua postura

em

É comum vermos matérias falando sobre alimentação saudável e hábitos para deixar o corpo em movimento, mas pouco se aborda sobre como a nossa postura influencia na qualidade de vida.

Faz parte da nossa rotina ficar com as costas curvadas para frente, seja por estarmos trabalhando no computador, ou apenas interessados em olhar as novidades em nossas redes sociais, no celular.

Mas saiba que, se esse é o seu caso, é importante corrigir sua postura, para que você não sobrecarregue a região, que com o tempo pode resultar numa hérnia de disco, por exemplo.

Para te ajudar a corrigir e manter uma postura adequada, separamos algumas dicas simples e fáceis de seguir. Confira!

Pratique exercícios

Nossa postura inclui as regiões da cabeça, o pescoço, os ombros e a coluna, tornando importante fortalecer os seus músculos, a fim de estabilizar esse conjunto ao longo do tempo.

Para isso, praticar atividades físicas de maneira regular é uma maneira interessante de manter tudo em ordem. Procure investir seu tempo e dinheiro, se possível, em musculação e alongamentos. Aulas de Pilates e yoga são boas saídas para contribuir nesses pontos.

Veja aqui como fazer exercícios físicos em casa.

Mude alguns hábitos

Não vai adiantar fazer os exercícios, se durante o resto do dia a sua postura estiver errada. O ideal é que alguns hábitos sejam mudados, para que, ao longo do tempo, se tornem mais fáceis estas correções.

– A primeira coisa a se pensar é: alinhe suas costas enquanto estiver sentado ou andando.
– Quando for dormir, evite ficar de barriga para baixo. Priorize deitar de lado, com um travesseiro entre os joelhos e outro sob a cabeça.
– Se precisar pegar algo no chão, dobre os joelhos, mantendo sua coluna reta para descer e para subir.
– No trabalho ou em casa, se precisar ficar muito tempo sentado, realize pequenas pausas para andar um pouco. Também é importante usar mesas e cadeiras correspondentes à sua altura, mantendo os cotovelos apoiados e a tela na altura dos olhos.

Procure um especialista

Parece óbvio, mas nem todos que sentem dores buscam ajuda profissional. Porém, se você estiver sentindo dores nas costas, nos ombros e/ou no pescoço, é o indicativo que o seu corpo está te dando para buscar um especialista.

Procure se consultar com um fisioterapeuta ou um ortopedista, para que eles possam diagnosticar a sua situação, indicando possíveis desvios na coluna, como a hipercifose, a hiperlordose e a escoliose.

Faça uso de órteses, coletes ou cintas ortopédicas

Com o passar dos anos, é comum nos acomodarmos em posturas que são mais confortáveis no momento, mas que não são boas para a nossa postura.

Para auxiliar nessa reeducação postural, é interessante utilizar os corretores posturais, que vão te ajudar a alinhar e corrigir. A função deles é restringir alguns movimentos da nossa coluna, a fim de prevenir deformidade e curvas inapropriadas.

Mas eles não fazem milagres, já que são apenas uma ajuda, que deve ser reforçada com os tópicos anteriores, como a adoção de hábitos mais saudáveis, dormir da maneira correta e a realização de atividades físicas regulares.

Acesse o nosso site e veja a nossa cinta modeladora, que é a mais amada do Brasil e do mundo.