cinta modeladora

Sutiã pós-cirúrgico: descubra quando o seu uso é recomendado

Quando uma mulher é submetida a uma cirurgia que envolve a região da mama, ela precisa de um sutiã que seja fácil de colocar e retirar, eficiente na hora do uso, que facilite o acesso ao local da cirurgia e que possa ajudar no processo de cicatrização.

É importante também, que o sutiã pós-cirúrgico ofereça suporte e conforto para a paciente, além de ser esteticamente agradável, o que pode influenciar diretamente na sua autoestima.

Dentre os vários procedimentos cirúrgicos que pedem uma peça específica para ser usada durante a recuperação, estão:

– Mastectomia;
– Remoção de tumor;
– Lumpectomia (remoção cirúrgica de uma parte pequena da mama);
– Reconstrução mamária;
– Radioterapia;
– Biópsia;
– Redução da mama;
– Elevação dos seios.

Mas, afinal, quando utilizar um sutiã pós-cirúrgico?

Se você está prestes a realizar um dos procedimentos mencionados acima e quer entender melhor a importância dessa peça para a sua recuperação, é só continuar lendo esse artigo!

Após um procedimento de mastectomia (Cirurgia de retirada da mama) 

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer entre as mulheres brasileiras. No caso de cirurgias que envolvam esse fator, é fundamental possuir um sutiã que ajude na recuperação.

O sutiã pós-cirúrgico, nesses casos, fornecerá suporte e conforto para a região. O tecido, na compressão certa, consegue manter os tubos de drenagem da cirurgia no lugar correto, diminuindo o incomodo e eliminando o desconforto da incisão. Além disso, o formato da peça é capaz de restaurar, temporariamente, a forma da mama.

Outra vantagem no uso de um sutiã pós-cirúrgico, após o procedimento de retirada da mama, é que ele ajuda a eliminar a incidência de linfedemas, que são espécies de inchaços, causados pela obstrução do sistema linfático. Esses linfedemas costumam causar bastante desconforto e, por vezes, deixar o local dolorido.

O sutiã de compressão pós-cirúrgico, pode ajudar a mulher das seguintes maneiras:

– Minimiza o inchaço;
– Acelera o processo de recuperação;
– Melhora a circulação sanguínea no local.

Após procedimentos estéticos e reconstrutivos 

Nos últimos dois anos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) relatou um aumento de cerca de 25% nos procedimentos estéticos no país. Como era de se esperar, o aumento dos seios, a redução de mama e a reconstrução da região, seguem disparados no topo da lista.

Após passar por uma das cirurgias citadas acima, pode levar alguns meses para que a paciente volte a usar sutiãs comuns, isso porque, a linha da região do busto é modificada e o sutiã precisa oferecer, nesse momento, suporte e ótima aparência, além de melhorar o processo de cicatrização.

Um suporte de qualidade evita que a gravidade afete a forma e a aparência dos seios, elevando também a autoestima da mulher. No caso de colocação de próteses, é comum sentir uma certa pressão que vai e volta na parte inferior da mama, podendo causar esticamento da pele. O uso de um sutiã pós-cirúrgico, nesse caso, é fundamental para que isso não ocorra.

Após uma cirurgia cardíaca

Talvez, a maioria das pessoas desconheça essa utilidade para um sutiã pós-cirúrgico, mas, acredite, a peça pode realmente auxiliar na recuperação de procedimentos cardíacos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), cerca de 30% das cirurgias cardíacas realizadas anualmente, são feitas em mulheres, o que significa um número superior a 30 mil procedimentos.

Nesses casos, um sutiã pós-cirúrgico de fechamento frontal pode manter os seios mais próximos, evitando que eles “puxem” a incisão feita no local. Normalmente, mulheres de idade avançada, que são a maioria nessa categoria de cirurgia, possuem os seios mais pesados, o que exige um cuidado ainda maior.

A cirurgia resulta no corte de todos os músculos e tendões da região, eliminando o apoio das mamas. Logo, usar um sutiã pós-cirúrgico durante o período de recuperação reduzirá o atrito com outros tecidos, além de diminuir a dor na área da cicatriz.

Qual o período ideal para uso de um sutiã pós-cirúrgico? 

Independentemente do tipo de cirurgia pela qual você tenha passado, nas primeiras semanas após o procedimento, você com certeza não terá a mínima vontade de utilizar um sutiã normal. Isso acontece porque os seios estarão doloridos e bastante sensíveis e, utilizar essas peças, pode irritar a região.

Por isso, siga nossas dicas na hora de escolher sua peça:

– Considere utilizar um sutiã pós-cirúrgico sem costura, para evitar fricção na zona irritada e obstruir a circulação linfática;
– Escolha peças que possuam uma grande porcentagem de algodão na sua composição, para aumentar o conforto;
– Evite de todos os jeitos utilizar sutiãs muito apertados, pois eles podem causar edemas nas mamas;
– Se o seu procedimento cirúrgico impede a movimentação brusca dos braços, escolha um modelo com fechamento na parte da frente, para facilitar o acesso à região durante o tratamento e a recuperação.

Com essas dicas bem anotadas, é hora de focar no período de uso:

Após duas semanas da cirurgia

É nessa fase que os drenos mamários costumam ser retirados. Após esse período, as mamas precisarão terminar o processo de cicatrização e pode ser muito cedo para utilizar um sutiã normal, principalmente porque a região ainda estará dolorida e sensível.

Após seis semanas da cirurgia

O inchaço e a sensibilidade dos seios ainda estarão presentes a essa altura. Por esse motivo, continue utilizando o sutiã pós-cirúrgico nesse período. O indicado é que, apenas quando o desconforto local passar, a mulher cogite vestir, aos poucos, uma peça comum.

Vale lembrar que, como o uso de um sutiã pós-cirúrgico será constante durante várias semanas, é uma excelente ideia comprar pelo menos duas peças, intercalando-os durante a lavagem.

No caso de dúvidas sobre o uso do sutiã após uma cirurgia, fale com o seu cirurgião, já que ele poderá lhe dar diversas dicas sobre o assunto. Também não deixe para comprar seu sutiã de compressão após o procedimento, já que o indicado é utilizar a peça assim que a jornada do pós-cirúrgico começar.

Seus seios vão agradecer por isso!

Gostou de conhecer um pouco mais sobre a peça e a sua importância na recuperação de uma cirurgia de mama? Então aproveite para acessar o nosso site e conhecer o modelo de sutiã pós-cirúrgico que a Miracle Belt oferece para você!