cinta modeladora

X cuidados essenciais que você deve ter no pós cirúrgico

Depois de realizar alguma cirurgia você deve ter alguns cuidados para que a recuperação seja plena e satisfatória, sem comprometer sua saúde e o resultado do procedimento. Mas você sabe quais cuidados são esses?

Conheça agora mesmo 5 cuidados essenciais que você deve ter no pós-cirúrgico e garanta uma recuperação mais rápida e eficiente!

Use cinta modeladora

Antes de mais nada é preciso dizer que cada tipo de procedimento cirúrgico possui exigências diferentes quanto à recuperação. Pois isso, o ideal é conversar com calma com o médico responsável para entender bem as orientações e seguir com cuidado.

Porém, diversos tipos de cirurgias, como as cirurgias plásticas, lipoaspirações e procedimentos desse gênero, acabam tendo algumas coisas em comum no pós operatório, que é a recomendação de uso de cinta.

O uso de cinta é essencial por várias semanas após o procedimento, pois ela tem a função de comprimir o local que foi operado e isso consegue fazer o inchaço ser diminuído. Além disso, o uso de cinta proporciona sensação de segurança e maior conforto, pois evita que a pessoa se locomova de formas que iriam machucar o local operado e facilita essa locomoção.

Ademais, as dores são diminuídas com o uso de cinta e as curvas do corpo são modeladas, o que é essencial nesse tipo de cirurgia para que o resultado final seja ainda mais satisfatório.

Porém, é essencial que a cinta seja de boa qualidade para que não machuque e acabe causando o efeito contrário ao desejado. Em geral, as cintas ideais para utilizar no período pós-operatórios são as que moldam o corpo de forma confortável.

Entre algumas características necessários você deve buscar cinta que:

• Não enrola ou dobra;

• Possui barbatanas siliconadas;

• Tecido de alta compressão;

• Não marca a roupa.

Além de cirurgias estéticas, a cinta também é muito recomendada em pós-parto, pois consegue fazer a recuperação ser mais fácil e rápida.

Cuide da alimentação

Outro tipo de cuidado que é muito essencial no período após cirurgias é o cuidado com a alimentação. Nesse caso, o ideal é seguir a dieta que o médico recomendou para que a recuperação corra de forma saudável e satisfatória.

Por meio da alimentação você oferece ao seu corpo os nutrientes que ele necessita para que se recupere e volte ao normal. Toda cirurgia é um procedimento invasivo que requer cuidados alimentares compatíveis.

Em geral, você deve evitar de comer doces, condimentos, frituras, alimentos com muita gordura, bebidas alcóolicas e outros alimentos que não são saudáveis.

Dependendo de sua dieta a recuperação pode ser mais rápida, pois com alimentos leves e de fácil digestão o corpo consegue se adaptar de melhor forma no período em que precisa se recuperar do procedimento pelo qual passou. Além disso, a ingestão de bastante água é indispensável, pois manter o organismo hidratado faz toda diferença.

Além disso, manter uma alimentação saudável e leve vai ajudar no bem estar com a cinta, pois se você vai estar com uma cinta de compressão, por mais confortável que for, ingerir alimentos pesados e em quantidade grande não é recomendável.

Conheça alguns outros cuidados que também são importantes

Além dos dois cuidados mencionados acima, que são extremamente importantes, você deve prestar atenção em mais alguns, veja logo abaixo!

Drenagem linfática

Realizar drenagem linfática pode ser outro cuidado essencial no seu pós-cirúrgico, mas nesse caso o cuidado deve ser ainda maior para seguir as orientações médicos de quando pode iniciar as sessões sem prejuízo para a cicatrização.

Com a drenagem você consegue eliminar líquidos que ficariam retidos no corpo por conta da cirurgia. Isso faz com que você tenha menor desconforto e tenha redução significativa do inchaço localizado.

Esse tipo de massagem favorece a uma recuperação mais ágil, com o fortalecimento do seu sistema imunológico, o que é tão importante nesse momento em que o corpo acabou de passar por um nível diferente de estresse.

Além disso, a drenagem linfática também ajuda na melhora do seu fluxo sanguíneo, prevenção de infecções, eliminação de hematomas e redução de ocorrência de fibroses.

De um modo geral, a drenagem consegue melhorar a qualidade de vida no pós operatório e fazer os resultados do procedimento aparecerem em menos tempo.

Está gostando de conhecer um pouco mais sobre esse assunto? Acesse nosso site e encontre matérias parecidas como essa para você ficar ainda mais informado!

Repouso

Além do que foi mencionado, outro cuidado que se pode citar é o repouso, que é algo indispensável para permitir que o corpo recupere as energias e se regenere, fortalecendo o processo de cicatrização e evitando qualquer tipo de problema em relação aos pontos.

Não realizar esforços físicos, evitar atividades de risco como levantar pesos, dirigir e até mesmo realizar caminhadas longas, são questões importantes. É sempre recomendado conversar com o médico sobre cada detalhe do pós operatório para entender o que é permitido e em que momento.

Cuidados com higiene pessoal

Cuidados de higiene também são indispensáveis para evitar a ocorrência de infecções nas áreas que foram foco da cirurgia e para acompanhar o processo de cicatrização do local.

Por isso, o indicado é seguir todos eles e outros cuidados que o médico passar, pois assim sua recuperação será muito mais tranquila. Lembrando sempre que cada corpo é único e pode reagir de maneiras diferentes. Por isso, respeitar seu corpo e o tempo de recuperação é muito importante.

Não se preocupe se você demorar um pouco mais para ter uma recuperação completa ou se algo for diferente do que esperava. O que importa é que tudo esteja dentro da previsão médica e das recomendações feitas pelo profissional especializado.

Como você pode ver, todas as dicas trazidas até aqui caminham para o mesmo lugar, que é fazer com que seu pós operatório seja o melhor possível, com menor índice de dor e complicações.

Dessa forma, você vai conseguir passar pelo procedimento cirúrgico de forma ideal e passar pelo momento de pós operatório sem maiores chances de complicações, o que é a meta de todos os pacientes que passam por intervenções cirúrgicas.

Clique aqui agora mesmo e conheça muito mais sobre diversos assuntos do seu interesse!