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X cuidados que você precisa ter com o seu corpo com a chegada do inverno

O cuidado com o nosso organismo ajuda não apenas a promover grande bem-estar como também evita várias doenças. Em situações específicas temos que ter atenção, por isso saiba os cuidados que você precisa ter com o seu corpo com a chegada do inverno.

Dizemos isso porque muitas pessoas não prestam atenção em necessidades específicas do corpo nessa época de frio e acabam passando por situações desagradáveis sem saber o motivo. Saiba que as temperaturas muito altas ou muito baixas geram uma resposta no nosso corpo, e muitas vezes demandam esses cuidados específicos.

Você já sabe o que deve fazer durante o inverno, quais cuidados o seu corpo precisa? Saiba que a alimentação, consumo de água, exercícios físicos e hidratantes fazem mais diferença do que você imagina.

Então, leia este post até o final e saiba os cuidados que você precisa ter com o seu corpo com a chegada do inverno e desfrute da estação sem problemas.

Alimente-se de forma saudável

Você já percebeu que no inverno geralmente sentimos mais fome? E comum desejarmos comer mais, principalmente os alimentos mais calóricos.

Mas fique tranquilo, pois isso é perfeitamente normal e não se deve à “preguiça” do frio, como muitas pessoas pensam. Esse sintoma, por assim dizer, tem sua origem na própria fisiologia do corpo.

O que acontece é que durante baixas temperaturas o organismo busca mais energia para manter o corpo aquecido. Por isso muitas pessoas emagrecem quando visitam locais muito frios, ainda que mantenham a alimentação regrada.

Então, uma ótima alternativa para cuidar do corpo é consumir uma dieta mais saudável, não apenas para evitar excesso de calorias, como também aumentar a imunidade, cuidar da pele e hidratação.

Um exemplo disso é optar por alimentos que apresentam maior saciedade, deixando o corpo nutrido sem consumir em excesso, para que tenha boas fontes de energia.

Não deixe de praticar exercícios

Ao falarmos sobre inverno e exercícios, essa combinação parece não produzir muita motivação, principalmente em regiões nas quais o ar fica muito gelado. Entretanto, como estamos aqui para trazer soluções que apresentam mais saúde e bem-estar, precisamos reforçar a necessidade dos exercícios físicos nessa estação.

Entendemos que a prática regular de exercícios físicos produz em nosso organismo um misto de benefícios, como saúde, controle de peso, bem-estar físico e mental, etc. Na estação mais fria do ano isso não muda, pelo contrário, reforça nossa saúde para lidar com o clima que exige mais de nós.

Veja bem, o organismo tem uma tendência de concentrar o calor do corpo nas regiões mais centrais, perto do tórax onde estão nossos órgãos vitais. Por isso, podemos ganhar certa dificuldade na mobilidade do corpo como um todo, junto a isso há queda na atividade metabólica.

O ideal para reverter esse quadro é encontrar um ambiente onde a temperatura esteja mais agradável, vestir-se de forma a proteger o corpo e praticar exercícios. Se você mora em regiões muito geladas deve cobrir bem as extremidades do corpo, como mãos e pés.

Além disso, procure fazer alongamentos e aquecimentos antes de começar, de maneira nenhuma pratique atividades com o “sangue frio”, pois a probabilidade de ter uma lesão é maior.

Beba água para manter a hidratação

No verão é muito mais fácil encher vários copos de água e procurar bebidas diversas para dissipar o calor e o suor, não é verdade? O nosso organismo “pede” água para se sentir mais confortável, o que infelizmente pode não acontecer durante o inverno e aí que está o problema.

A despeito da nossa vontade ou não de ingerir água, o corpo continua necessitado desse líquido precioso para o nosso metabolismo, falando de forma geral.

Se pensamos também nas doenças que chegam nessa época do ano, como a gripe e resfriados, podemos incluir a água como grande aliada na prevenção delas. Beber água ajuda a manter hidratação da garganta e a imunidade em dia.

Por isso, não deixe de manter a sua garrafinha ou copo de água por perto, estabeleça em forma de hábito para beber água em intervalos específicos, não espere a sede chegar para fazer isso.

Hidrate a sua pele

A pele também é um órgão que pode sofrer durante épocas de frio intenso e nem a pele oleosa fica livre de situações de ressecamento, pois o frio chega para todos. Então, o que fazer?

Nesse momento é importante não apenas hidratar de dentro para fora, como ressaltamos a importância de beber água antes, como também de fora para dentro. Isso pode ser feito por meio de cremes hidratantes ao menos uma vez ao dia, até duas a depender do local onde você mora e a intensidade do frio.

O frio produz um ressecamento na pele, seja qual for o tipo, além disso, nesse período tomamos muitos banhos quentes, que acabam tirando a oleosidade natural da pele.

E falando em banhos quentes, muito cuidado ao sair de um banho muito quente e ir para um ambiente gelado, isso pode trazer problemas de saúde e até paralisação facial. Seja adulto ou criança, procure se secar e vestir-se antes de sair do banheiro.

Além disso, a ausência do sol pode dar oportunidade para fazer aquele tratamento de pele que tanto queria, mas tinha que ficar longe dos raios solares.

Ufa! São muitos os cuidados que você precisa ter com o seu corpo com a chegada do inverno, são aqueles que parecem bem simples, mas fazem toda a diferença. Principalmente quando entendemos o funcionamento do organismo e os motivos reais de cada comportamento.

Além disso, ainda que sejam muitos cuidados, vemos que também são simples e fáceis de colocar na rotina. Então, não deixe de anotar tudo e colocar em prática durante as baixas temperaturas.

E não deixe que o frio impeça de realizar as atividades físicas ou tomar água como citamos. Por mais que o corpo reaja naturalmente não trazendo vontade não significa que não seja preciso.

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