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4 dicas para cuidar da sua saúde durante a pandemia do coronavírus

A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) tem afetado a vida das pessoas no mundo todo. Quarentena, novos hábitos, incertezas em relação ao futuro, a preocupação com a doença em si e a perda de emprego para muitos trabalhadores são fatores que afetam a nossa saúde, tanto física como psicologicamente.

Anteriormente, sair para trabalhar, se exercitar e fazer tarefas durante o dia, permitia uma movimentação muito mais intensa do nosso corpo. Durante esse período, dentro de casa, o sedentarismo pode ser um dos principais problemas para a nossa saúde.

Com certeza, os cuidados com o corpo são essenciais não apenas para estética, mas principalmente para a nossa saúde como um todo.

Além disso, cuidar da saúde mental é outro ponto delicado durante a quarentena. Estamos vivendo em meio a uma situação inovadora de convívio social. Consequentemente, as medidas anunciadas pelo poder público para a contenção da doença tornam naturais a frustração e estresse na população.

Somado a isso, o receio em relação a própria COVID-19 e a adaptação a essa nova rotina, prejudicam ainda mais o nosso psicológico.

Essas são algumas das consequências da quarenta para nossa saúde. Por isso, devemos nos atentar para cuidar do corpo e da mente até esse período passar.

Veja algumas dicas que preparamos:

Alimente-se bem

A base de um corpo saudável é uma alimentação equilibrada. Alimentos saudáveis fortalecem o nosso organismo, auxiliando, inclusive, em nossa imunidade contra a COVID-19.

Além disso, uma boa alimentação também previne algumas condições psicológicas negativas, como depressão e ansiedade.

Como estamos nos movimentando menos, preze por alimentos ricos em proteínas, sais minerais e vitaminas.

Evite alimentos gordurosos e industrializados demasiadamente, já que podem provocar cansaço e desânimo para o corpo e mente.

Procure não quebrar a sua rotina de alimentação, mantendo um padrão de antes da pandemia. Ou seja, cumpra todas as refeições do dia, procurando fazê-las sempre no mesmo horário. Isso ajuda a regular a sua rotina e seu organismo também.

Exercite o corpo

Isso é fundamental para manter a nossa saúde em dia. Mesmo longe da academia e dos parques para se exercitar, o ideal é manter a sua rotina de exercícios mesmo em casa.

Após o decreto de quarentena, muitos profissionais da área passaram a disponibilizar conteúdos na internet, com sequências de exercícios para fazer em casa. Isso ajuda a manter o corpo saudável e evitar problemas com a saúde mental.

Caso você não goste de praticar exercícios padrões, exercite-se de outras maneiras, como:

– Brincando com as crianças;
– Limpando a casa;
– Dançando;
– Ou qualquer outra atividade que gostar.

Exercite a mente

Para quem está sem trabalhar em casa, continuar exercitando a mente é fundamental para nossa saúde mental. Ou até mesmo para quem está trabalhando em home office, é fácil cair na rotina trabalhar, assistir TV e dormir.

Estabeleça uma rotina para exercitar a sua mente e, ao mesmo tempo, se distrair, como:

– Ler um livro;
– Assistir a um filme diferente;
– Aprender algum ofício, como por exemplo, costurar, desenhar, pintar etc.

Essas coisas ocuparão a sua mente e te farão relaxar.

Cuide do seu sono

Ter o sono desregulado pode ser muito prejudicial para a nossa saúde física e mental, e é comum de acontecer quando nossa rotina muda drasticamente e ficamos mais tempo em casa.

Por isso, procure manter a rotina de sono de antes, dormindo e acordando em um mesmo horário, e evitando dormir durante o dia.

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