X dicas para ter um retorno tranquilo da licença-maternidade

em

Ser mulher é um desafio e, em uma sociedade moderna, algumas escolhem ser mães e profissionais. Desse, após o nascimento do bebê, as mães têm o direito à licença-maternidade, garantido por lei e podem ficar 120 afastadas do trabalho.

Com este tempo, elas podem se recuperar do parto e cuidar do bebê com mais atenção, oferecendo a eles todos os cuidados que eles necessitam nos primeiros meses de vida.

Após quatro meses, chega o momento de retornar da licença-maternidade e encarar a jornada dupla que é ser mãe e profissional. E o que é necessário fazer para que esse retorno seja mais tranquilo?

Preparamos algumas dicas para você mamãe que está prestes a voltar ao trabalho!

Licença-maternidade: como se preparar para um retorno mais tranquilo

O mais importante, neste momento de voltar ao trabalho após a licença-maternidade e conciliar a rotina de ser mãe e profissional, é ter consciência de que a busca pela perfeição só atrapalha o processo.

Aproveite ao máximo os primeiros meses com o seu bebê e procure não se antecipar com pensamentos ansiosos em relação ao retorno das atividades profissionais.

Além disso, os cuidados com a mente e o corpo são fundamentais para encarar essa nova etapa em sua vida. Veja a seguir as dicas que preparamos:

1 – Prepare o seu emocional com autoconhecimento

Assim que a licença-maternidade estiver próxima de terminar, procure preparar o seu emocional com práticas de autoconhecimento. Reserve ao menos 20 minutos por dia para fazer exercícios de medicação, yoga, alongamento e crie um diário para falar abertamente sobre seus sentimentos.

O retorno ao trabalho pode ser mais tranquilo quando a mãe busca, antes de tudo, aceitar que uma nova fase está prestes a começar e, com o planejamento correto, tudo poderá fluir naturalmente.

2 – Busque uma rede de apoio

Outro ponto para ter um retorno tranquilo da licença-maternidade é encontrar uma rede de apoio para que você retorna ao trabalho de forma tranquila, sabendo que o seu filho estará em boas mãos.

Pode ser contratando uma profissional, ou pessoas da família com disponibilidade de tempo. Isso fará você se sentir mais segura a respeito dos cuidados que o bebê receberá enquanto você estiver no trabalho. Troque mensagens e converse sempre com a sua rede de apoios para se inteirar de tudo o que está acontecendo.

3 – Invista em cuidados com o corpo e mente

Após o nascimento, o corpo começa a voltar à forma física apenas com a amamentação. Porém, é fundamental adotar cuidados com o corpo e mente, utilizando acessórios essenciais, como cinta modeladora, sutiã de amamentação com suporte, etc.

Além de mãe, há o seu lado mulher que precisa de atenção para enfrentar as novas demandas da maternidade.

4 – Adote uma cinta modeladora

Os próprios médicos já indicam o uso da cinta modeladora logo após o parto, pois ela ajuda a diminuir o inchaço, protege a região abdominal e não sobrecarrega a coluna.

Além disso, a cinta modeladora proporciona uma série de outros benefícios, garantindo que o seu retorno da licença-maternidade seja mais tranquilo. Vejamos alguns deles:

• Promove redução da linha da cintura;
• Reduz até 2 cm da circunferência abdominal;
• Molda a cintura sem causar desconforto durante a rotina de trabalho;
• Não marca na roupa;
• Garante o máximo de conforto pela alta qualidade do tecido e barbatanas;
• Ajuda a corrigir postural corporal, ideal para quem trabalha com o uso do computador;
• Acelera a recuperação pós-parto;
• É indicada para uso pós-cirúrgico;
• Alivia grande parte das dores nas costas causadas pela falta de postura,
• Auxilia na diminuição do inchaço causado pela retenção de líquidos.

5 – Crie uma rotina para o bebê

É importante que, você como mãe, desenvolva uma rotina que considere a ideal para o seu bebê, e que deverá ser seguida pelo grupo de apoio. Veja, você cuidou dele nos últimos quatro meses de licença-maternidade e conhece melhor do que ninguém as necessidades do seu filho.

Além disso, com uma rotina organizada, você consegue também preparar a sua volta ao trabalho se adaptando ao expediente que costuma cumprir na empresa.

É claro que pequenos ajustes sempre podem ser feitos e, inclusive, você pode antecipar que o grupo de apoio participe da rotina algumas semanas ou dias antes da sua volta definitiva ao trabalho.

6 – Prepare a amamentação

Mesmo após o fim da licença-maternidade, você deve se organizar para deixar preparada a amamentação do seu filho. Com o uso de bombinhas, você poderá retirar a quantidade de leite necessária para que a baba dê à criança enquanto você estiver no trabalho.

7 – Procure dormir ao menos 8 horas

Todos sabemos que as mamães acabam dormindo bem menos depois que a criança nasce. Mas com o retorno ao trabalho se aproximando, que tal combinar com o seu marido para que ele possa cuidar do bebê enquanto você dorme?

Os primeiros dias após a licença-maternidade serão os mais difíceis, muito cansaço e tarefas a desenvolver, e o sono é decisivo para que você tenha energia suficiente para dar conta de tudo.

8 – Seja amorosa com você mesma

Entre as dicas para ter um retorno tranquilo da licença-maternidade, essa é a que consideramos a mais importante. Após o nascimento do filho, as mamães costumam se culpar e exigir muito. Sempre ficam pensando que poderiam ter feito mais, buscam formas de se tornarem uma mãe melhor e essa pressão só gera ainda mais ansiedade e até mesmo frustrações.

Estamos todos aqui vivendo uma experiência que é passível de erro por si só. Faça o que está ao seu alcance para cuidar de si mesma e da saúde do seu filho, mas seja amorosa, se perdoe e tenha em mente que você já faz o seu melhor.

Procure incluir na sua rotina de autocuidado algumas sessões de massagem relaxante e drenagem linfática, pois esse é, inclusive, um cuidado no pós-cirúrgico fundamental para te ajudar a retornar a sua forma física.

Conte com a Miracle Belt!

Além de oferecer um produto que ajuda milhares de mulheres a se valorizarem e melhorarem a sua autoestima, a Miracle Belt tem como propósito auxiliar na correção postural com o uso da cinta modeladora feminina fabricada com materiais de qualidade.

Somos uma multinacional especializada na fabricação e distribuição de cintas modeladoras estéticas e cirúrgicas que oferecem conforto e segurança para que as mulheres possam cuidar de seus corpos.

Acesse agora mesmo nossa loja virtual e confira nossas promoções.