X dicas simples que facilitam a amamentação

em

A notícia da chegada de uma criança é um momento de muita alegria. Com ela, as futuras mamães têm pela frente algumas tarefas primordiais nos cuidados com o bebê e uma delas é a amamentação.

Além de ser a maneira mais eficiente de alimentar o bebê, a amamentação é também um momento de conexão entre mãe e filho. A maior prova de amor que uma mãe pode proporcionar logo nos primeiros meses de vida da criança.

Porém, algumas mães de primeira viagem podem ter dificuldades na hora de amamentar e até mesmo sentir incômodos e dores.

Como tornar esse processo tão importante mais fácil? A seguir, confira dicas simples que facilitam a amamentação.

1 – Encontre a posição mais confortável

Escolha um local tranquilo, com o menor barulho possível para que seja um momento de conexão entre mãe e filho. Se possível, fique sozinha no quarto com o bebê e encontre uma posição confortável, pode ser em pé, sentada ou deitada, desde que ambos estejam bem.

A própria ciência defende o ato de amamentar como os primeiros elos na construção do vínculo entre mãe e filho, não podendo assim ser negligenciado.

2 – Se atente a posição do bebê

As dificuldades que acabam surgindo na hora de amamentar estão relacionadas com a forma que o bebê está posicionado para pegar o bico do seio.

O ideal é virar o bebê de barriga de modo a encostar-se ao seu corpo de forma natural, elevando-o levemente com o apoio dos braços para que a cabeça da criança fique na altura dos seios.

Isso ajuda muito a tornar a amamentação mais fácil.

3 – Deixe o bebê pegar naturalmente o bico

Muitas mamães reclamam de dores nos seios e bico rachado durante a amamentação. De fato, isso pode acontecer e é primordial contar com orientações de um especialista para cuidar da região da forma certa.

Porém, na ânsia de fazer a criança se alimentar, algumas mães forçam o bico do seio na boca da criança, piorando a situação. Apenas deixe que o bebê encoste na auréola naturalmente e pegue o bico.

O bebê tem o chamado reflexo de busca e de forma natural irá conseguir chegar ao seio sozinho.

4 – Evite exagerar nos cosméticos

Outro ponto muito importante para facilitar a amamentação é não exagerar nos cosméticos na hora da higienização e banho. A pele tem óleo natural que ajuda a hidratar e proteger os mamilos durante o período de amamentação. Por isso, o ideal é apenas lavar a região com água abundante, sem utilizar sabonetes ou produtos relacionados.

5 – Faça intervalos para o bebê mamar

Procure não espaçar muito o horário de dar o peito para o bebê. Muitas horas sem mamar pode deixar a criança ansiosa, podendo até mesmo machucar a região dos seios por conta de fome e sede.

E lembre-se que, em caso de rachaduras, não interrompa a amamentação e cuide dos seios passando o próprio leite materno na região para que o mesmo ajude na cicatrização.

Com essas dicas simples, o seu momento de amamentar será muito mais fácil e especial. Aproveite e confira outros conteúdos em nosso blog!