Mamografia: saiba tudo sobre o exame

O câncer de mama é um dos tipos mais comuns no mundo, e o que mais acomete as mulheres brasileiras, conforme dados do Instituto Nacional de Câncer. Quando detectado nas fases iniciais, o tratamento é muito mais simples.

A mamografia é um exame que após uma certa idade passa a fazer parte da rotina da mulher. Infelizmente, para muitas gera desconforto, o que pode afastá-las nas clínicas especializadas, porém, é fundamental.

Com isso em mente, criamos um conteúdo exclusivo com tudo o que você precisa saber sobre esse exame. Confira!

O que é para que serve a Mamografia?

Estima-se que o câncer de mama atinja cerca de 10% das mulheres ao longo da vida, e quando diagnosticado precocemente, a chance de cura é de 95% (INC). Porém, não é apenas para isso que serve a mamografia.

O exame de mamas por imagem é uma maneira de identificar nódulos e lesões nos tecidos internos das mamas com uso de uma radiação de baixa intensidade.

O Raio-X é direcionado para as mamas, e forma um desenho na chapa, indicando os pontos onde há um acúmulo anormal de cálcio. Ou seja, ele indica um caminho para o médico, mas não gera um diagnóstico por si só.

Acesse o nosso blog para conferir conteúdos exclusivos sobre as doenças que mais acometem as mulheres para que você possa ficar atenta!

Quando fazer exame de mama?

O exame de mama, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é indicado para todas as mulheres. Aquelas que possuem mamas muito densas, por exemplo, têm maior dificuldade em enxergar lesões por meio desse exame.

Via de regra, toda mulher deve fazer o exame a cada dois anos entre 50 e 69 anos. Após esse período, anualmente. Paralelamente, quem possui histórico de câncer na família, deve fazer o exame anualmente, iniciando 10 anos antes do surgimento do caso mais precoce.

Em outras palavras, se uma mulher tem câncer de mama diagnosticado aos 50 anos, a filha deve começar os exames periódicos aos 40.

Como é feita a mamografia?

A mamografia é um exame rápido que não costuma levar mais do que 15 minutos. A mulher é posicionada em pé em frente ao aparelho com o corpo relaxado, as mamas são posicionadas entre duas placas que capturam as imagens.

Infelizmente é um exame que causa muito desconforto, uma vez que os seios são comprimidos pelas placas. Porém, as vantagens de ter um diagnóstico precoce são maiores do que esse desconforto momentâneo.

O resultado sai em até duas semanas, e para o exame não é necessário nenhum preparo prévio. Recomenda-se o uso de roupas leves para que seja fácil expor a mama ao aparelho.

Ah, vale lembrar que grávidas não devem fazer mamografia, assim como qualquer outro exame radiológico, uma vez que a radiação pode interferir na formação do bebê.

Outro ponto importante, é realizar o exame com um médico de confiança. Por ser um procedimento que envolve expor o próprio corpo, o seu ginecologista deve ser o seu maior parceiro.

Acesse o nosso site para mais materiais exclusivos que podem ajudá-la!