Saiba como evitar assaduras nas coxas

O verão é uma época do ano esperada por muitos, especialmente para aqueles que gostam de aproveitar o sol e colocar o bronze em dia.

Mas com o verão e as altas temperaturas, os cuidados com a pele devem ser redobrados, sobretudo quando falamos de um problema bem recorrente nesses períodos: as assaduras nas coxas.

A realidade é que a combinação de calor, suor e atrito podem ser fértil para o surgimento de ferimentos na região, alguns até bem doloridos.

Nos dias mais quentes do ano, o incômodo na área das pernas costuma ser mais frequente, principalmente em razão do maior atrito entre a pele e a sudorese excessiva provocada pelo calor.

Mas o que fazer diante dessa situação? Como é possível prevenir e evitar as assaduras?

Entenda mais a seguir.

Leia mais artigos no nosso blog!

Roupas adequadas

Uma das dicas mais importantes para evitar assaduras na região da coxa é optar por roupas leves nos dias mais quentes, investindo em tecidos de algodão e fibras naturais.

A questão é que esses materiais possibilitam uma melhor respiração da pele, o que é essencial para impedir a ocorrência de assaduras.

Nesse sentido, tecidos sintéticos não são os mais adequados diante de temperaturas muito elevadas, pois eles abafam a região entre as pernas, não permitindo que o suor e a umidade evaporem.

Também não é recomendável utilizar roupas muito apertadas, como o jeans, por exemplo, em dias quentes. Bermudas ou jeans muito apertados favorecem o aumento do atrito, gerando lesões entre as pernas.

As roupas íntimas, preferencialmente, também devem ser feitas de algodão, já que elas ajudam a absorver o suor e impedir que ele desça pelas pernas.

De qualquer modo, o ideal é sempre escolher roupas confortáveis, com tecidos leves quando houver qualquer exposição ao sol.

Umidade no corpo

Outro cuidado fundamental que se deve ter para manter a região da coxa sempre limpa, seca e longe das assaduras é evitar a umidade no corpo.

Sendo assim, o indicado é nunca ficar por muito tempo com uma roupa úmida, pois os sais liberados, em contato com o calor, podem favorecer irritações, vermelhidão ou manchas.

O talco pode ser uma interessante alternativa para combater a umidade, na medida em que deixa a pele seca e diminui o atrito, evitando o suor na região.

O uso de óleos, cremes corporais e hidratantes, bem como de alguns produtos específicos antiassaduras também é ótimo para lubrificar e proteger a pele, impedindo que as bactérias se espalhem com a umidade.

Raspar a região entre as coxas

Uma outra dica para evitar assaduras nas coxas é remover o pelo do corpo, raspando a região entre as coxas.

Os pelos na área de atrito só ajudam a intensificar o contato, provocando feridas com mais facilidade, ainda mais em casos de atividades físicas contínuas, como a corrida, por exemplo.

Dessa forma, ao raspar a região entre as coxas é possível reduzir essa superfície de contato. Consequentemente, diminuem as chances de assadura.

Gostou do conteúdo? Visite o nosso site!