7 filmes sobre empoderamento feminino

Para que se construa uma sociedade igualitária, justa e inclusiva, o debate sobre a igualdade de gêneros e empoderamento feminino se faz extremamente necessário. No artigo de hoje trazemos uma seleção imperdível de 7 filmes sobre o empoderamento feminino para enriquecer os debates e fazer aquela sessão de cinema com a família.

As sufragistas.

Na sua seleção de melhores filmes sobre o empoderamento feminino com certeza esse é um filme obrigatório.

Uma obra baseada em fatos reais que retrata a luta feminista por direito a voto, emprego e independência. O filme é ambientado em várias partes do mundo batalhas que duraram anos por direitos que hoje vemos como básicos. Como por exemplo o direito das mulheres ao voto.

A excêntrica família de Antônia.

Um filme que com certeza quebra com o comum. Já começa com um elenco e direção protagonizado exclusivamente por mulheres.

Essa obra retrata um exemplo de sociedade fundamentada no matriarcado, com as mulheres como chefes de família. Questionador e intrigante, o filme se desenrola com naturalidade e com uma perspectiva pouco usual.

Histórias cruzadas.

Esse filme é um dos melhores. Além de retratar as desigualdades sociais, luta contra o racismo e injustiças, esse filme traz à tona o empoderamento feminino, mostrando a força da união e a luta diária de diversas trabalhadoras.

Frida.

A reunião da história e vida de uma das maiores personalidades no mundo. Esse filme retrata a vida da artista plástica mexicana Frida Kahlo, interpretada por Salma Hayek. Foca na relação amorosa e também abusiva de Frida com seu então marido, Diego Rivera.

Uma personalidade forte e um gênio indomável. Sua vida ficou marcada por dores, acidentes, abusos de álcool e drogas e relacionamentos complicados. Tudo isso culminou com a partida precipitada de Frida aos 47 anos. Esse filme é a escolha perfeita para se conhecer mais sobre Frida Kahlo e debater sobre o empoderamento da mulher.

A cor púrpura.

A cor púrpura é um filme que nos prende e nos deixa em choque. Conta a história de uma mulher negra ao longo de sua vida, desde sua infância onde sofre abusos, violências até sua idade adulta.

Esse filme imperdível recebeu diversas nomeações a Oscar no ano de seu lançamento e é mais um dos que não podem ficar de fora da sua sessão de cinema.

Marie curie: a coragem do conhecimento.

Uma obra biográfica de Marie Curie. Ela foi uma física e química que lutou muito pelo reconhecimento no meio científico da França do século xx, dominado por homens.

Foi a primeira mulher a ser admitida como professora na universidade de Paris e primeira mulher a receber o prêmio Nobel. Suas contribuições não se limitam a apenas novos elementos que descobriu, mas também a invenção de aparelhos de radiografia portáteis, descoberta da radioatividade. Um filme histórico que vale a pena cada segundo.

Valente.

Valente é um tipo de animação que traz uma profundidade inesperada. Por ser uma animação, esse filme traz com leveza e muita energia o tema do empoderamento feminino. Sua protagonista é destemida e questiona constantemente os papéis sociais e tudo que se espera dela como parte da realeza.

Ser delicada e polida? O que essa princesa mais deseja é praticar arco e flecha e cavalgar rumo à aventura.

Além de ser um filme indicado para toda a família, proporciona um olhar mais crítico sobre o que apreendemos sobre papéis sociais e de gênero.

Agora que sabe mais 7 filmes sobre empoderamento feminino, que tal marcar aquela sessão de cinema em casa com direito a pipoca e debate?

Para esse e outros artigos sobre saúde, bem-estar e qualidade de vida, o blog da miracle belt traz as melhores novidades. Venha conhecer mais.