O que você precisa saber antes de fazer uma lipoaspiração?

maos-de-vista-lateral-tocando-o-corpo-da-mulherProcedimento estético muito procurado por quem deseja remover a gordura localizada na região abdominal, embora também apresente efeitos em outras áreas do corpo, a lipoaspiração costuma apresentar resultados bastante satisfatórios e efetivos.

Mas para que o procedimento gere o êxito , é fundamental ter em mente que uma série de cuidados precisam ser tomados antes da sua realização e que os reais propósitos da intervenção sejam conhecidos.

Nesse sentido, entenda o que é necessário saber antes de realizar uma lipoaspiração.

Principais cuidados

A lipoaspiração consiste na remoção do excesso de gordura corporal localizada em uma determinada região do corpo, por meio de uma cirurgia plástica. Trata-se de um procedimento recomendado para os casos em que o indivíduo é incapaz de eliminar o excesso de gordura a partir de dietas e prática de atividades físicas.

Previamente à intervenção cirúrgica, alguns cuidados precisam ser de conhecimento do paciente e seguidos à risca.

O sucesso do procedimento vai depender consideravelmente da adesão ou não às recomendações, que passam pela necessidade de emagrecimento antes da operação, pela interrupção do uso de certos medicamentos, que podem interferir na coagulação sanguínea e afetar a anestesia, entre outros cuidados.

Também é indicada a realização de exames laboratoriais, que vão ser determinados a depender do estado clínico do paciente, e de jejum durante oito horas.

Leia também: Como definir o abdômen?

Informações essenciais

Antes de tudo, é muito importante fazer uma pesquisa sobre o cirurgião plástico, se certificando de que o profissional apresenta o título de especialista pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Outra informação obrigatória que todo paciente que pretende se submeter a uma lipoaspiração precisa conhecer é a necessidade de realizar o procedimento em um ambiente hospitalar, dotado de toda a estrutura suficiente para a ocasião e preparado para o surgimento de qualquer intercorrência durante a cirurgia.

O paciente precisa saber ainda que a lipoaspiração, por si só, não emagrece. O objetivo do procedimento é modelar o corpo, retirando a gordura localizada, e não provocar o emagrecimento do operado.

Aliás, além do inchaço provocado pela operação, é possível que o paciente ganhe peso depois da lipoaspiração. Desse modo, é extremamente importante que ele receba orientações relacionadas ao controle alimentar e à realização de atividades físicas no pós-operatório.

Em relação aos resultados, o paciente precisa ter a noção de que eles só serão sentidos de três a seis meses após a operação. A cicatrização completa da cirurgia, por sua vez, só acontece depois de dois anos.

Contraindicações

A lipoaspiração é contraindicada para mulheres grávidas ou que deram à luz a um período inferior a seis meses.

O procedimento também não é indicado para pessoas com câncer, doenças da tireoide, doenças renais ou diabetes.

Como dito anteriormente, por não se tratar de uma cirurgia com a finalidade de promover o emagrecimento, a lipoaspiração não é apropriada para quem está acima do peso.

No que diz respeito à idade, o ideal é que ela seja realizada somente após os 16 anos de idade.

Gostou do conteúdo? Acesse o nosso site!