Benefícios da cinta modeladora após gravidez

IMG_1346

Todos sabem que o período de pós-parto é um momento que exige uma série de cuidados para a mulher, principalmente no que diz respeito a sua saúde e autoestima.

Dentre os cuidados indicados nessa fase, um bastante recomendado por médicos é o uso de cintas modeladoras, consideradas extremamente importantes para a recuperação das gestantes.

Mas de que forma as cintas modeladoras podem ajudar após uma gravidez? Quais os benefícios que elas proporcionam?

Entenda mais a seguir.

Cirurgia cesariana

As cintas modeladoras pós-parto costumam ser muito indicadas por médicos, principalmente para os casos de cirurgia cesariana, embora também possa ser utilizada após um parto natural.

Todo parto acarreta um período de adaptação após o nascimento da criança. O que acontece nos casos de cirurgia cesariana é que a sua complexidade pode exigir a necessidade de uma cinta modeladora.

De qualquer modo, o ideal é que você converse com o seu obstetra sobre o uso da cinta, pois somente ele será capaz de indicar a necessidade ou não do acessório.

Em alguns casos, o não uso da cinta pode resultar na formação de um seroma, que é o acúmulo de líquido na região da cesárea.

Principais benefícios

A possibilidade de ter uma maior segurança na realização de movimentos rotineiros, como o simples ato de se mexer e se locomover, é o principal benefício proporcionado pelo uso de uma cinta modeladora no pós-gravidez.

O uso da cinta possibilita uma melhor postura, evitando dores nas costas, que são comuns em razão de os músculos abdominais estarem ainda muito enfraquecidos.

Fatores como a amamentação, segurar o bebê ou colocá-lo no berço são alguns dos que contribuem para a má postura e para o surgimento de dores, que são combatidos com a utilização da cinta.

Dessa forma, ao promover uma compressão na região abdominal, ajudando a reduzir as dores do pós-parto, a cinta modeladora auxilia ainda na reorganização dos órgãos da mulher, além de diminuir o inchaço no local.

A utilização da cinta modeladora permite ainda que a mulher fique com a silhueta mais bonita, contribuindo para o seu bem estar e autoestima, a deixando mais confiante e segura para as atividades do dia a dia.

Leia mais artigos no nosso blog!

Período de uso

Além de assegurar o tamanho correto da cinta, que não pode ser muito apertada para não comprometer a circulação sanguínea, o que pode interferir na cicatrização da pele, é fundamental respeitar o tempo limite de uso do acessório.

Em todas as situações, devem ser seguidas as orientações do médico responsável pela paciente.

Geralmente, o indicado é que as cintas não sejam utilizadas por um período prolongado de tempo ou em todas as atividades realizadas pela mulher, pois o uso excessivo pode gerar complicações no fluxo sanguíneo e afetar a movimentação muscular.

De uma maneira geral, o aconselhamento é de uso diário entre seis a oito horas, por um período máximo de três meses. Não é aconselhado ainda o seu uso durante a prática de atividades físicas.

Gostou do conteúdo? Visite o nosso site!